A receita líquida da Stellantis caiu 12% no primeiro trimestre do ano, informou a empresa nesta terça-feira, 30.

A quarta maior fabricante mundial de veículos arrecadou € 41,7 bilhões, com as vendas recuando 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 1,33 milhão de unidades, embora as de elétricos a bateria tenham aumentado 8%.

Vendas e faturamento foram especialmente afetados, segundo a CFO Natalie Knight, pela transição para o novo portfólio de produtos do grupo baseado em novas plataformas nos principais mercados, assim como pelo gerenciamento dos estoques para baixo, ante maior volume no primeiro trimestre de 2023, quando a ideia era ter mais produtos em oferta.

“Estamos reduzindo os estoques para reforçar nossos fortes preços relativos antes do lançamento de nossos produtos novos ou de ciclo intermediário este ano nas principais regiões”, justificou Knight.

A empresa cita, por exemplo, na Europa, as novas gerações dos SUVs compactos e médios Peugeot 3008 e 5008, incluindo versões elétricas, e atualização e nova geração do Citroën C3 e C3 Aircross, ambos também com opção de motorização elétrica.

A CFO ponderou que, com os previstos 25 lançamentos ou atualizações estéticas e técnicas de modelos atuais ao longo do ano, o grupo dono de 14 marcas deve registrar melhora das vendas e da lucratividade no segundo semestre. O objetivo é encerrar 2024 com margem de receita operacional de dois dígitos.

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Foto:  Divulgação

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