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Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de distanciamento das linhas de plantio da cana-de-açúcar

A Volvo e a TMA, empresa de Ribeirão Preto (SP) especializada na mecanização do segmento sucroalcooleiro, somaram capacidades para desenvolver um novo caminhão autônomo  de nível 2 para o transbordo da cana-de-açúcar na colheita. O modelo, batizado de Stark, tem como base o FMX 8×4 380. O projeto, de acordo Jeseniel Valerio, gerente da engenharia de Vendas da Volvo Caminhões, nasceu a partir da adoção de um novo distanciamento entre as linhas do plantio da cana. “O produtor entendeu que a nova faixa de cultivo possibilita maior produtividade.”

No projeto, apresentado na Agrishow 2024, a Volvo prepara o caminhão para receber a tecnologia autônoma e as adaptações feitas pela TMA. O caminhão, então, com capacidade para 22 toneladas de peso bruto total (PBT), ganha bitola de três metros, pneus flutuantes e caixa de carga para 50 m³. A novidade substitui o autônomo de transbordo anterior, baseado no VM e pioneiro no País, lançado em 2017.

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A solução autônoma para o transbordo de cana utiliza tecnologia de georreferenciamento, proporcionando alta precisão na direção. No campo, o veículo evita esmagar os brotos remanescentes, o que garante mais produtividade na colheita seguinte.

Segundo a TMA, responsável também pela venda do veículo, o caminhão é mais caro que o transbordo convencional feito com trator, mas a velocidade da operação, a economia de combustível e a perspectiva de uma safra posterior mais produtiva compensa o investimento. A empresa fala em capacidade de 200 a 300 unidades por ano.


Foto: TMA/Divulgação

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Décio Costa

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