Empresa

Volvo introduz pacote de acabamento direcionado ao agro

Linha FH passa a oferecer versão Cross Country para atender operações mistas

A Volvo aproveita a Agrishow 2024 para introduzir na linha FH nas configurações 6×4 o pacote de acabamento Cross Country (XC). A oferta sai de fábrica com o propósito de atender operações que combinam rotas de asfalto e estradas de chão. Com isso em mente, o time de engenharia elaborou conjunto de componentes e acessórios com o intuito de garantir a disponibilidade do veículo. O novo arranjo adiciona por volta de R$ 30 mil no preço do cavalo-mecânico.

O pacote XC providencia para-choque projetado mais à frente da cabine e produzido de aço, protegendo eventuais choques de pedras. Ganhou também ângulo de ataque maior, retrovisores protegidos por capas, travessa dianteira reforçada para reboque, defletores de ar laterais para evitar acúmulo de sujeira e protetores escamoteáveis nos faróis. Nas especificações técnicas, possibilidade de sair com quinta-roda de 3,5 polegadas para aplicações ainda mais severas e opção de ter ou não redução nos cubos dos eixos.

De acordo com Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de Vendas, o projeto procura suprir necessidades de operações nas quais o caminhão roda 70% no asfalto e o restante fora dele. “Como tantas outras soluções para nichos, o novo pacote procura manter ao máximo o veículo em operação, evitando paradas por eventuais danos corriqueiros”, resume.

LEIA MAIS

→Volvo FH 540 se distancia com a liderança ao fim do primeiro trimestre

→Volvo estima alta de 10% a 15% no mercado de caminhões acima de 16 toneladas

Para a Volvo, criar soluções para o agronegócio é uma questão de compromisso. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, 60% das vendas são destinadas a algum segmento do agro. “Temos 34% de participação no sucroalcooleiro e 36% nas operações madeireira. Em torno de 29% de nossas vendas são de caminhões vocacionais, com crescimento constante.”

Pelos números da Volvo, as vendas de modelos destinados a operações específicas cresceram de 16% para 17%, de 2022 para 2023, e ao fim do primeiro trimestre de 2024 já registrava 18% de expansão.

O executivo aposta em um ano bom, especialmente no segundo semestre, apesar de início de ano atípico com queda nos preços das commodities e expectativa de safra de grãos menor. “Mas com os preços atraentes do etanol e do açúcar, o setor sucroalcooleiro tem demandado muito. Também a chamada safra de inverno promete registrar bons resultados.”

O diretor da Volvo prefere não revelar expectativas da marca na Agrishow 2024. Limita-se a projetar vendas na ampla e vaga na casa das centenas de unidades, “afinal, o investimento feito para participar da feira precisa ser pago.”


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024

Em vendas diretas e totais, Fiat Strada segue em primeiro lugar no ano

% dias atrás

No último lançamento do ano, GM apresenta Equinox Turbo

Santiago Chamorro informa que modelo chega nas versões RS e ACTIV, ambas com conectividade 5G

% dias atrás

Em Córdoba, transporte público ganha ônibus a gás natural da Iveco

Com motor FPT N60 CNG, modelo pode vir equipado com 9 cilindros de armazenamento, com…

% dias atrás

Caoa Chery dobra vendas, participação e estabelece recorde anual

Com prestígio elevado, fábrica de Anápolis foi escolhida para produzir o veículo 15 milhões da…

% dias atrás

Goodyear abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Oportunidades com dez vagas nas unidades paulistas de São Paulo, Americana e Santa Bárbara d’Oeste

% dias atrás

VW Anchieta: 65 anos e contando.

Primeira fábrica da marca fora da Alemanha soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos,…

% dias atrás