Com 690 mil automóveis e comerciais leves, setor já contabiliza mercado 17% maior no ano
Abril foi o melhor mês de licenciamentos de veículos no Brasil em 2024. Levantamento preliminar das revendedoras e fabricantes aponta a negociação de cerca de 207,3 mil unidades entre automóveis e comerciais leves no mês passado. A média em 22 dias úteis foi de pouco mais de 9,4 mil unidades vendidas.
É a primeira vez no ano que o setor superou a marca de 200 mil veículos em um único mês. Trata-se de resultado de fôlego, já que representa crescimento de 17,8% ante os licenciamentos de março e de nada menos do que 37% frente às vendas registradas em abril do ano passado, limitadas então a menos de 162 mil veículos.
Encerrado o primeiro quadrimestre, o mercado interno absorveu 690,6 mil veículos leves. Em igual período do ano passado, foram registradas 588,5 mil unidades. Os mais de 101 mil emplacamentos adicionais representaram evolução sensível de 17%.
Ranking de marcas
A Fiat manteve a liderança no mês, com 42,1 mil veículos licenciados e participação próxima de 20%. Teve mais uma vez, ainda que com folga, a Volkswagen em seu encalço, com 16,2%. A montadora alemã vendeu 33,6 mil automóveis e comerciais leves e superou a General Motors, cujos licenciamentos foram de 29,8 mil unidades, equivalentes a 14,4%.
A Toyota acumulou 17,3 mil emplacamentos (8,3%) e ficou à frente da Hyundai (15,7 mil e 7,5%), Renault (11,8 mil e 5,7%), Jeep (9,4 mil e 4,5%), Honda (7,2 mil e 3,4%) e Nissan (7,1 mil e 3,4%).
A décima marca mais vendida no mês foi a surpreendente BYD. A ainda importadora chinesa ficou praticamente empatada com Honda e Nissan ao negociar pouco mais de 7 mil veículos e perdendo por algumas poucas dezenas de emplacamentos
Com 21,9 mil unidades vendidas no primeiro quadrimestre, a BYD também repete a décima colocação ao deter 3,2% de participação e superar com tranquilidade a Caoa Chery (18,1 mil veículos) e Ford (11,8 mil).
Os números da marca chinesa chamam ainda mais a atenção — devido ao perfil mais amplo de produtos e extensão da rede de revendas das duas concorrentes — quando particularmente comparados aos da Citroën e Peugeot, que venderam, respectivamente, 2,9 mil e 1,9 mil unidades no mês passado e 9,7 mil e 7,1 mil ao longo dos primeiros quatro meses.
LEIA MAIS
→ VW Polo lidera em abril e desbanca Fiat Strada também no ano
Em abril, à frente da Peugeot e praticamente junto com a Citroën apareceram a também novata e igualmente importadora chinesa GWM (2,3 mil) e a RAM (2,2 mil), marca também da Stellantis assim como as francesas, mas dedicada exclusivamente às picapes de luxo.
Dentre as líderes, a Volkswagen é a que que mais cresce em volume de vendas até agora em 2024. Com um total de 110,3 mil emplacamentos ou 29 mil a mais do que nos primeiros quatro meses de 2023, também persegue a Fiat, que negociou 143,6 mil veículos e respondeu por 20,8% dos negócios.
A GM alcançou no período participação de 12,5% (86,7 mil unidades) e a Toyota permanece na quarta colocação, com 59,3 mil licenciamentos e fatia de 8,6%.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…