Maior fabricante do segmento no Brasil, a Marcopolo registrou forte crescimento de seu lucro líquido no primeiro trimestre de 2024. A encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões, 34,1% a mais do que no mesmo período de 2023.
Segundo a empresa, produtos de maior valor agregado tiveram grande peso no resultado, mesmo com o recuo de unidades fabricadas.
A produção total da Marcopolo atingiu 3.261 unidades de janeiro a março, 5,9% menos na comparação anual. Contribuíram para a variação negativa neste caso, menor número das exportações e também de entregas direcionadas ao programa federal Caminho da Escola, além da queda de volumes produzidos na Argentina.
O faturamento nos primeiros três meses de 2024 chegou a R$ 1,6 bilhão, com R$ 1,2 bilhão gerados no mercado brasileiro, R$ 94 milhões pelas exportações a partir do Brasil e R$ 339,2 milhões pelas operações internacionais.
O lucro bruto no período foi de R$ 385,3 milhões, com margem de 23,3%, contra R$ 390,9 milhões com margem de 23,6% nos primeiros três meses do ano passado.
O EBITDA foi de R$ 315,4 milhões, com margem de 19%, ante R$ 292,8 milhões e margem de 17,7% no mesmo período do ano passado.
“Temos uma boa carteira de pedidos programados para 2024 e esse movimento é justificado pelo crescimento da procura por viagens rodoviárias e pela continuidade do processo de renovação de frotas, que passou por um período de baixa atualização em 2020 e 2021”, destaca José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.
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A expectativa da empresa é de que as entregas para o programa Caminho da Escola ganhem velocidade neste segundo trimestre.
Outro mercado que a companhia aposta é o de elétricos urbanos, com estudos aprofundados sobre a implantação dos veículos em diversos municípios e homologações do veículo em andamento.
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