Mercado

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes centros urbanos

O mercado de veículos eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos, segue em alta no Brasil. As vendas atingiram 14.986 unidades em abril, volume recorde no ano, com elevação de 10,8% no comparativo com março.

No acumulado do quadrimestre são 50.856 emplacamentos de modelos do gênero, com expressivo crescimento de 162% sobre as 19.385 unidades comercializada em idêntico período de 2023. A participação dos eletrificados no mercado total de automóveis e comerciais leves chegou a 7,3% no acumulado de 2024.

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Toyota quer democratizar tecnologia híbrida e “proteger território”

Conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 3, pela Fenabrave, a venda de híbridos no ano evoluiu 78,5%, com 30,5 mil emplacamento de janeiro a abril.

Sobre os híbridos, o presidente da entidade, José Maurício Adreta Jr., avalia ser essa uma tecnologia que se adapta bem à dinâmica brasileira, “com abastecimento rápido e acessível em todo o País por conta do uso de motores à combustão”.

Os elétricos, contudo, estão crescendo em ritmo bem mais acelerado, apesar de em volume ainda perderem para os híbridos. Foram comercializadas 20.832 unidades no quadrimestre, alta de 718%. Nesse caso pesam os lançamentos de elétricos compactos em meados do ano passado, em especial os chineses BYD Dolphin e o GWM Ora 04.

Nesse caso, Andreta Jr. lembra que a base de comparação é baixa, justamente porque há um ano ainda não havia modelos mais acessíveis no País. De qualquer forma, reconhece que “os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos, especialmente nos grandes centros urbanos”.

Entre os híbridos, a Toyota ainda é líder com 6959 licenciamentos no quadrimestre e participação de 22,9%. Na sequência vêm a BYD, com 6.950 unidades vendidas e fatia de 22,94%, e GWM com, respectivamente, 5.452 e 18%.

No mês passado, ao apresentar o novo Toyota Corolla Cross, a fabricante japonesa manteve o preço das versões híbridas flex dizendo que quer “proteger território” e divulgar cada vez mais os benefícios desse tipo de modelo para os consumidores brasileiros.

Entre os 100% elétricos, a BYD lidera com expressiva fatia de 74,5% e 15.315 emplacamentos nos primeiros quatro meses do ano. A GWM é segunda (2.564 unidades e 12,47%) e Volvo (742 e 3,61%).


Foto: Divulgação/BYD

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Alzira Rodrigues

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