O primeiro movimento mais relevante para produção de baterias na América Latina até agora está sendo dado pela BMW. O grupo alemão anunciou que, para poder produzir a Neue Klasse, a fábrica de San Luis Potosí, no México, montará localmente também as baterias que impulsionarão os novos elétricos da marca.
A empresa está desembolsando € 800 milhões no projeto, recursos que contemplam também a expansão da área de carroceria, montagem e áreas de logística. O primeiro automóvel mexicano da Neue Klasse, o Sports Activity Vehicle, tem previsão de chegar às ruas em 2027.
A linha de montagem de baterias ocupará mais de 80 mil metros quadrados do complexo. Sairão dela as células redondas recém-desenvolvidas para a Neue Klasse e que, segundo a montadora, têm densidade 20% maior, fornecerão 30% mais autonomia e com melhoria também de 30% no tempo de recarga.
LEIA MAIS
→ BMW e Rimac vão ter produção conjunta de baterias
“A montagem de baterias em San Luis Potosí fará parte de nossa rede de produção global. Ter fábricas de baterias próximas às de veículos elétricos torna a produção mais resiliente”, enfatiza Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG.
Além de San Luis Potosí, a BMW está erguendo linha de montagem de baterias na Hungria, China, Estados Unidos e Alemanha. Na planta mexicana, inaugurada em 2019, são fabricados atualmente os modelos Série 3 e Série 2.
Foto: Divulgação