Indústria

Conexão Sindipeças debate Mover com associados

João Irineu, da Stellantis, será um dos palestrantes do evento, que também terá participação de secretário do MDIC

Em programação online e gratuita no contexo das atividade do Conexão Sindipeças, a entidade que representa os fornecedores brasileiros realiza no próximo dia 22, das 8h30 às 11h30, amplo debate sobre o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação.

O objetivo centroal do encontro é analisar as regras estabelecidas com foco nos reais impactos da eletrificação na indústria local e as oportunidades para exportação de veículos e motores a combustão.

Com raras excessões, a análise atual do setor automotivo é a de que o híbrido flex a etanol vai prevalecer no mercado brasileiro. Com isso, criam-se oportunidades concretas de o País tornar-se polo de produção e exportação de modelos híbridos, sejam flex ou a gasolina, uma vez que a adaptação do flex para simplesmnte a gasolina é bastante simples.

Ao se habilitar ao Mover, um dos projeto da Stellantis é o de trazer de outro país uma linha completa de motores a combustão. Por isso o híbrido está no foco do Conexão Sindipeças do próximo dia 22, que entre seus palestrantes terá João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis.

Um dos maiores especialistas do setor em powertrain e defensor do híbrido flex a etanol e até mesmo do motor exclusivamente a etanol, que é foco de desenvolvimento na Stellantis, Irineu vai falar sobre descarbonização sustentável na cadeia automotiva, mesmo tema a ser abordado pelo presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, na palestra magna que abrirá o encontro online.

Na sequência haberá dois painéis, um sobre as oportunidades com o Mover e outro sobre os impactos da eletrificação para o setor de autopeças.

Também vão participar Ualace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Indústria, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, e José Luiz Gordon, diretor do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, que vão abordar as oportunidades do Mover.

Entre outros palestrantes, Márcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM, Great Wall Motors, que atuou anteriormente na Caoa Chery é é um especialista em eletrificação.


Foto: Divulgação/Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás