Com início de vendas previsto para o ano que vem, os modelos BMW Neue Klasse estão sendo projetados para armazenar eletricidade e funcionar como uma tomada elétrica. É o chamado carregamento bidirecional, ou seja, uma tecnologia com capacidade de aceitar e fornecer eletricidade.

São dois os estágios de devolução de eletricidade armazenada: primeiro para o suprimento doméstico e, posteriormente, para a rede elétrica.

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“Estamos constantemente melhorando nossa gama de produtos e serviços de recarga para maximizar os benefícios para o cliente”, comenta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por pela área de desenvolvimento.

Ele promete para breve a oferta de carregamento com custo otimizado junto com o parceiro E.ON em vários mercados e, na sequência, com a linha Neue Klasse, o carregamento bidirecional, totalmente integrado ao ecossistema de carregamento da marca, o BMW Connected Home Charging.

“Usando o veículo, o aplicativo My BMW, o backend da BMW e um BMW DC Wallbox Professional e seu sistema fotovoltaico, os clientes poderão controlar o fluxo de energia de tal forma que o carregamento doméstico seja possível fora da rede em determinados momentos. E, é claro, eles também poderão reduzir seus custos de carregamento alimentando a eletricidade armazenada em seu BMW de volta à rede elétrica”, explica Weber.

A linha Neue Klasse contempla o sedã Vision e o Vision X SAV. Com a nova tecnologia de carregamento bidirecional, estarão disponíveis para os clientes as funções “Vehicle to Home”, “Vehicle to Grid” e “Vehicle to Load”.

Com relação ao primeiro estágio da nova tecnologia, a BMW esclarece que ela permitirá que os clientes usem essencialmente a bateria de alta tensão de seus veículos como um dispositivo estacionário de armazenamento de energia.

“Nesse caso, a eletricidade neutra em carbono gerada pelo sistema fotovoltaico do cliente é temporariamente armazenada na bateria do veículo com a ajuda do BMW DC Wallbox Professional e, em seguida, é realimentada para alimentar outros consumidores na residência.

Com relação ao segundo estágio, o carregamento bidirecional permitirá que os clientes disponibilizem externamente uma parte da capacidade de suas baterias:

“Essa capacidade de energia pode ser usada tanto para carregar da rede quanto para descarregar eletricidade nela nos momentos apropriados”, complementa comunicado da empresa.

O acesso ao mercado de energia é fornecido pelo parceiro de cooperação da BMW, a E.ON. Para isso, os clientes precisarão da tarifa dinâmica de eletricidade da E.ON, que gerenciará o processo de carregamento junto com o backend da BMW para permitir a geração de receita a partir da troca de energia.

“Essa função só estará disponível nos diversos mercados quando as medidas regulatórias necessárias forem adotadas”, revela a BMW.


 

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