Empresa

Moura, Iochpe e Michelin vencem prêmio socioambiental da Mercedes-Benz

Montadora também premiou projetos de concessionárias

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta semana os fornecedores  vencedores do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental 2023.  Acumuladores Moura, Iochpe Maxion e Michelin foram as empresas vencedoras.

A Mercedes-Benz tem como meta global reduzir aproximadamente 50% das emissões de CO2 do Escopo 1 e 2 e aumentar o escopo de energias renováveisat-e 2030. Diversas iniciativas, portanto, envolvem parceiros, clientes e a sociedade. É o caso da premiação para ações e projetos sociambientais.

“Globalmente, o setor de veículos está em transformação. Por isso, é essencial que toda a cadeia automotiva acompanhe as necessidades do novo ecossistema da mobilidade. Além das mudanças previstas para os processos produtivos e tecnologias do futuro, é indispensável pensarmos na sustentabilidade de uma forma mais ampla”, enfatiza Matthias Kaeding, diretor de Compras da operação brasileira da Mercedes-Benz.

Para escolher os trabalhos vencedores, u comissão julgadora foi formada por representantes da mntadora e especialistas de universidades convidadas. Como critério, os projetos deveriam estar em concordância com o objetivo de conciliar o crescimento dos negócios com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Os trabalhadores e fornecedores vencedores:

Acumuladores Moura – “Moura BESS: viabilização das primeiras usinas híbridas em sistemas isolados do Brasil” –  A iniciativa integra o projeto nacional de descarbonização da Amazônia e de abastecimento regular de comunidades isoladas do Norte do País. Até 30 mil pessoas do estado de Roraima deixarão de utilizar exclusivamente sistemas geradores movidos a combustíveis fósseis, passando a contar sistemasfotovoltaicos e  de armazenamento de energia. A estimativa é de que 6,7 milhões de litros de óleo diesel deixem de ser queimados, reduzindo a emissão do equivalente a 18 mil toneladas de CO2.

Iochpe Maxion – “Desenvolvimento de tinta em pó baixa cura” –  O projeto busca reduzir emissões de CO2 na planta da empresa em Cruzeiro, SP, cosiste no desenvolvimento de tintas em pó utilizadas para pintura de componentes estruturais de chassis de caminhões e ônibus, o que permitiu a redução de temperatura das estufas de cura em até 40 °C. A diminuição de 1,9% representou  287 toneladas de CO2 emitidas a menos.

Michelin  – “Juntos pelo extrativismo da borracha na Amazônia” – Iniciativa fruto de parceria com a WWF-Brasil, Fundação Michelin, Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), USAID, Imaflora, Memorial Chico Mendes (MCM) e CNS fomenta o desenvolvimento socioambiental da região amazônica, preservando a natureza e fortalecendo comunidades indígenas e tradicionais, com remuneração aos extrativistas. Na safra de 2022, mais de 60 mil hectares de floresta foram conservados pela atuação dos seringueiros e mais de 60 toneladas de borracha nativa, produzidas. O projeto gerou R$ 900 mil em renda para 250 famílias.

Montadora também premia concessionárias

Além dos fornecedores, a Mercedes-Benz reconheceu os esforços socioambientais de sua rede de concessionárias. A edição referente a 2023 teve três vencedoras: Pedro Monteleone, localizada em Barretos, SP, Savana, de Curitiba, PR  e STA Caminhões, sediada em João Pessoa, PB.

A revenda paulista criou o canal “Ambitrucks” no Youtube a fim de divulgar ações diárias da empresa e incentivar consumidores, parceiros e até concorrentes a se envolverem com temas relacionados à sustentabilidade. O projeto enfatiza que pessoas conscientes tendem a ter compreensão mais profunda das questões ambientais, o que leva a consumo de produtos e serviços mais sustentáveis.

LEIA MAIS

→ Mercedes-Benz eActros 600 vai para estrada em teste de longa distância

→ Mercedes-Benz e Bosch são as marcas mais valiosas do setor automotivo

O programa  “Na boleia da felicidade” foi criado pela Savana socioambiental para promover entretenimento  aos idosos do Lar Doce Aconchego, no bairro Cajuru, em Curitiba. A ideia é estimular atividades psicomotoras como músicas cantadas e tocadas no violão, “mini caminhão” simulador e uma tábua sensorial. Todos os itens foram confeccionados com materiais recicláveis.

O projeto “EcoRenove”, trabalho vencedor da STA, estimula equipe e clientes a fazerem o descarte consciente de resíduos eletroeletrônicos, direcionando-os para reciclagem. A própria concessionária virou ponto de coleta acessível com divulgação pública em redes sociais, também pelas quais orienta a população quanto ao tipo de material aceito para coleta. Desde sua criação, já foram frecolhidos mais de 1 tonelada de resíduos.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás