Montadora também premiou projetos de concessionárias
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta semana os fornecedores vencedores do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental 2023. Acumuladores Moura, Iochpe Maxion e Michelin foram as empresas vencedoras.
A Mercedes-Benz tem como meta global reduzir aproximadamente 50% das emissões de CO2 do Escopo 1 e 2 e aumentar o escopo de energias renováveisat-e 2030. Diversas iniciativas, portanto, envolvem parceiros, clientes e a sociedade. É o caso da premiação para ações e projetos sociambientais.
“Globalmente, o setor de veículos está em transformação. Por isso, é essencial que toda a cadeia automotiva acompanhe as necessidades do novo ecossistema da mobilidade. Além das mudanças previstas para os processos produtivos e tecnologias do futuro, é indispensável pensarmos na sustentabilidade de uma forma mais ampla”, enfatiza Matthias Kaeding, diretor de Compras da operação brasileira da Mercedes-Benz.
Para escolher os trabalhos vencedores, u comissão julgadora foi formada por representantes da mntadora e especialistas de universidades convidadas. Como critério, os projetos deveriam estar em concordância com o objetivo de conciliar o crescimento dos negócios com a preservação ambiental e a responsabilidade social.
Os trabalhadores e fornecedores vencedores:
Acumuladores Moura – “Moura BESS: viabilização das primeiras usinas híbridas em sistemas isolados do Brasil” – A iniciativa integra o projeto nacional de descarbonização da Amazônia e de abastecimento regular de comunidades isoladas do Norte do País. Até 30 mil pessoas do estado de Roraima deixarão de utilizar exclusivamente sistemas geradores movidos a combustíveis fósseis, passando a contar sistemasfotovoltaicos e de armazenamento de energia. A estimativa é de que 6,7 milhões de litros de óleo diesel deixem de ser queimados, reduzindo a emissão do equivalente a 18 mil toneladas de CO2.
Iochpe Maxion – “Desenvolvimento de tinta em pó baixa cura” – O projeto busca reduzir emissões de CO2 na planta da empresa em Cruzeiro, SP, cosiste no desenvolvimento de tintas em pó utilizadas para pintura de componentes estruturais de chassis de caminhões e ônibus, o que permitiu a redução de temperatura das estufas de cura em até 40 °C. A diminuição de 1,9% representou 287 toneladas de CO2 emitidas a menos.
Michelin – “Juntos pelo extrativismo da borracha na Amazônia” – Iniciativa fruto de parceria com a WWF-Brasil, Fundação Michelin, Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), USAID, Imaflora, Memorial Chico Mendes (MCM) e CNS fomenta o desenvolvimento socioambiental da região amazônica, preservando a natureza e fortalecendo comunidades indígenas e tradicionais, com remuneração aos extrativistas. Na safra de 2022, mais de 60 mil hectares de floresta foram conservados pela atuação dos seringueiros e mais de 60 toneladas de borracha nativa, produzidas. O projeto gerou R$ 900 mil em renda para 250 famílias.
Montadora também premia concessionárias
Além dos fornecedores, a Mercedes-Benz reconheceu os esforços socioambientais de sua rede de concessionárias. A edição referente a 2023 teve três vencedoras: Pedro Monteleone, localizada em Barretos, SP, Savana, de Curitiba, PR e STA Caminhões, sediada em João Pessoa, PB.
A revenda paulista criou o canal “Ambitrucks” no Youtube a fim de divulgar ações diárias da empresa e incentivar consumidores, parceiros e até concorrentes a se envolverem com temas relacionados à sustentabilidade. O projeto enfatiza que pessoas conscientes tendem a ter compreensão mais profunda das questões ambientais, o que leva a consumo de produtos e serviços mais sustentáveis.
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O programa “Na boleia da felicidade” foi criado pela Savana socioambiental para promover entretenimento aos idosos do Lar Doce Aconchego, no bairro Cajuru, em Curitiba. A ideia é estimular atividades psicomotoras como músicas cantadas e tocadas no violão, “mini caminhão” simulador e uma tábua sensorial. Todos os itens foram confeccionados com materiais recicláveis.
O projeto “EcoRenove”, trabalho vencedor da STA, estimula equipe e clientes a fazerem o descarte consciente de resíduos eletroeletrônicos, direcionando-os para reciclagem. A própria concessionária virou ponto de coleta acessível com divulgação pública em redes sociais, também pelas quais orienta a população quanto ao tipo de material aceito para coleta. Desde sua criação, já foram frecolhidos mais de 1 tonelada de resíduos.
Foto: Divulgação
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