No recorte das vendas de caminhões pesados, faixa mais representativa do mercado do segmento, com 53% dos emplacamentos de um total de 37,2 mil unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano, a Scania se sobressai dentre as seis marcas que participam.

De acordo com os dados da Anfavea, a fabricante acumulou 5,8 mil licenciamentos no período, volume que além de expressar um crescimento de 78,5% sobre igual intervalo do ano passado, representou 29,5% dos 19,8 mil pesados entregues.

A Volvo vem logo atrás com quase 5,6 mil caminhões pesados vendidos. O número, que tal qual a conterrânea rival revela expansão, de 24,2%, participou com 28,2% dois emplacamentos da categoria.

A Mercedes-Benz foi a terceira fabricante que mais vendeu pesados no primeiro quadrimestre ao anotar 3,3 mil licenciamentos, 16,6% das vendas do segmento. Mas ao contrário das suecas, o volume negociado pela marca da alemã Daimler traduziu queda de 24,1%.

Outra que se mantém em crescimento é a DAF, quarta montadora no ranking das vendas de pesados. De janeiro a abril, a fabricante de Ponta Grossa (PR) acumulou 2,5 mil unidades licenciadas, alta de 23% e participação de 13% nos emplacamentos da categoria.

Ao vender no primeiro quadrimestre 1,8 mil pesados, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acabou anotando queda 14% nas entregas de pesados. O volume registrado permitiu fatia de 9,3% nas vendas.

Por fim, a Iveco também apurou baixa, de 17,3%, com 664 caminhões pesados negociados ou 3,3% de participação nos licenciamentos da classe.

Ranking de marcas - Caminhões pesados - 1º quadrimestre 2024

MarcaJan-abril 2024Jan-abril 2023Variação (%)Participação (%)
Scania5.8663.28678,529,5
Volvo5.5904.50224,228,1
Mercedes-Benz3.2994.345-24,116,6
DAF2.5742.0932313
VWCO1.8402.140-149,3
Iveco664803-17,33,3
*Mercado de caminhões pesados no 1º quadrimestre: 19.839
Fonte: Anfavea

Foto: Scania/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!