Fabricante participou com quase 30% das vendas no segmento
No recorte das vendas de caminhões pesados, faixa mais representativa do mercado do segmento, com 53% dos emplacamentos de um total de 37,2 mil unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano, a Scania se sobressai dentre as seis marcas que participam.
De acordo com os dados da Anfavea, a fabricante acumulou 5,8 mil licenciamentos no período, volume que além de expressar um crescimento de 78,5% sobre igual intervalo do ano passado, representou 29,5% dos 19,8 mil pesados entregues.
A Volvo vem logo atrás com quase 5,6 mil caminhões pesados vendidos. O número, que tal qual a conterrânea rival revela expansão, de 24,2%, participou com 28,2% dois emplacamentos da categoria.
A Mercedes-Benz foi a terceira fabricante que mais vendeu pesados no primeiro quadrimestre ao anotar 3,3 mil licenciamentos, 16,6% das vendas do segmento. Mas ao contrário das suecas, o volume negociado pela marca da alemã Daimler traduziu queda de 24,1%.
Outra que se mantém em crescimento é a DAF, quarta montadora no ranking das vendas de pesados. De janeiro a abril, a fabricante de Ponta Grossa (PR) acumulou 2,5 mil unidades licenciadas, alta de 23% e participação de 13% nos emplacamentos da categoria.
Ao vender no primeiro quadrimestre 1,8 mil pesados, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acabou anotando queda 14% nas entregas de pesados. O volume registrado permitiu fatia de 9,3% nas vendas.
Por fim, a Iveco também apurou baixa, de 17,3%, com 664 caminhões pesados negociados ou 3,3% de participação nos licenciamentos da classe.
Marca | Jan-abril 2024 | Jan-abril 2023 | Variação (%) | Participação (%) |
Scania | 5.866 | 3.286 | 78,5 | 29,5 |
Volvo | 5.590 | 4.502 | 24,2 | 28,1 |
Mercedes-Benz | 3.299 | 4.345 | -24,1 | 16,6 |
DAF | 2.574 | 2.093 | 23 | 13 |
VWCO | 1.840 | 2.140 | -14 | 9,3 |
Iveco | 664 | 803 | -17,3 | 3,3 |
Foto: Scania/Divulgação
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