Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina o modelo
A Volvo passou a dispor no portfólio da linha FH caminhões movidos com 100% de biodiesel (B100). A novidade, porém, é sob consulta. A fabricante condiciona a entrega somente após análise e aprovação da engenharia a respeito da operação do cliente, que também deverá obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o uso do combustível.
A marca entende que o caminhão B100 acolhe demanda do frotista que produz o próprio biodiesel, em especial a partir da soja. Daí a necessidade de verificação minuciosa em relação a produção e estocagem do combustível para uso veicular.
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“Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, resume Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. De acordo com a marca, veículos comerciais que rodam com B100 reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, a depender do tipo de matéria-prima usada para produzir o biocombustível.
Como diferencial, a nova alternativa comercial da Volvo entrega flexibilidade ao transportador ao admitir qualquer proporção de mistura de biodiesel, do atual B14, encontrado nos postos, ao B100. “Isso traz versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no País. Garante também facilidade no momento da revenda futura do veículo”, lembra Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.
Foto: Volvo/Divulgação
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