Empresa

Brasil assume 3º lugar no ranking global da Volkswagen

Evento The One premia os 12 melhores fornecedores da montadora na América do Sul

A direção da Volkswagen América do Sul aproveitou o evento The One, no qual homenageia os melhores fornecedores da região, para informar que o Brasil assumiu a 3ª posição entre os países com maior volume de vendas da marca no mundo.

“Agora só perdemos para a Alemanha, país sede, e China”, comentou o chairman executivo para a América do Sul, Alexander Seitz, ao atender jornalistas antes do início do evento.

O tema também foi abordado pelo presidente das operações brasileiras, Ciro Possobom, ao lembrar na solenidade de premiação que a marca vendeu 345 mil veículos no Brasil no ano passado, crescendo 17%, acima da média do mercado.

As vendas no mercado brasileiro superaram as realizadas nos Estados Unidos, que agora passou para a quarta colocação, com 329 mil unidades comercializadas no ano passado. Na sequência vêm Reino Unido (157 mil) e França (120 mil).

A Volkswagen tem hoje mais de 1 mil fornecedores produtivos e outros 600 de compras gerais. Pelos cálculos de Seitz, o volume de compras no ano passado cresceu na mesma faixa da alta nas vendas, em torno de 17%, subindo de R$ 10 bilhões para algo próximo de R$ 11,7 bilhões.

Com participação da atriz Ingrid Guimarães, o evento realizado na noite da quinta-feira, 16, no espaço Arca, na capital paulista, reuniu os principais fornecedores da montadora na região. Foram contempladas doze empresas em doze categorias (veja lista abaixo).

LEIA MAIS

Chuvas no Sul: VW vai importar peças para não perder vendas.

Novo T-Cross, o primeiro dos 16 lançamentos da VW até 2028

Após 11 anos sem escolher seus melhores fornecedores, a Volkswagen retomou a premiação em 2023. Na edição deste ano, o vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Luiz Alvarez, comemorou a parceria com os fornecedores, mas adiantou que é preciso seguir reduzindo custos no País para garantir competitividade da marca: “Conto com todos vocês”.


Categoria                                                     Fornecedor premiado

Supply Security:                                                           Megatech
Technical Development & Innovation:                       Yapp
Quality:                                                                              CGE
Social & Diversity:                                                       Usiminas
Aftersales:                                                                          Shell
Partnership Volkswagen Argentina:                     Kromberg&Schubert (Kroschu)
Partnership Serviços & Investimentos:                     Sapore
Partnership Commodity Conectividade:                Kromberg&Schubert
Partnership Commodity Powertrain:                         Schaeffler
Partnership Commodity Químico Interno:           Grupo Simoldes
Partnership Commodity Químico Externo:                Axalta
Partnership Commodity Metálico:                                 NSK


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás