Empresa

Chuvas no Sul: VW vai importar peças para não perder vendas.

Alexander Seitz, chairman para a América do Sul, foi à China e aos EUA negociar compras adicionais e temporárias

Assim que começaram os problemas de enchente no Rio Grande do Sul, o chairman executivo da Volkswagen para a Região América do Sul, Alexander Seitz, tomou a ágil decisão de buscar no exterior os componentes que poderiam faltar por causa da paralisação de autopeças e de problemas logísticos no Estado.

E fez isso pessoalmente. Viajou para a China e Estados Unidos entre a semana passada e a atual e conseguiu fechar pedidos fixos por tempo determinado para suprir suas operações brasileiras nos próximos meses.

Sem revelar quais as autopeças, disse que teve fornecedor com o qual negociou que terá de triplicar a produção para atender o Volkswagen no Brasil. Sobre o número de fornecedores, disse que cabem em uma mão: “Não são cinco, mas são de uma importância enorme”.

LEIA MAIS

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Ao atender jornalistas no início da noite da quinta-feira, 16, antes de começar a solenidade de premiação dos melhores fornecedores da empresa na região, na capital paulista, Seitz admitiu que estava voltando de Detroit, onde tinha ido negociar abastecimento de peças para suprir a falta das feitas no Sul.

Daí revelou que na semana passada tinha ido para a China com o mesmo objetivo e que a Alemanha “também vai agir”, ou seja, ajudar no abastecimento das fábricas brasileiras. “Eu tenho contatos”, comentou o executivo, que entre 2009 e 2013 foi vice-presidente de Compras da VW no Brasil.

Sobre as férias coletivas protocaladas para as fábricas paulistas da Anchieta, Taubaté e São Carlos a partir da próxima segunda-feira, 20, Seitz comentou ter sido uma medida preventiva para poder adotar caso houvesse necessidade.

“Ainda não definimos se vamos parar ou não. Vamos monitorar. Mas a partir dos contatos feitos no exterior e das compras já acertadas, se houver necessidade de férias vamos tentar reduzí-las ao menor tempo possível”.

A Volkswagen foi montadora que mais cresceu em vendas no ano passado, atingindo 345 mil unidades e alta de 17%. Este ano também vem conseguindo ampliar emplacamentos acima da média e seu objetivo é manter esse quadro e ganhar participação ao longo de 2024.


 

Últimos posts por Alzira Rodrigues (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás