Alexander Seitz, chairman para a América do Sul, foi à China e aos EUA negociar compras adicionais e temporárias
Assim que começaram os problemas de enchente no Rio Grande do Sul, o chairman executivo da Volkswagen para a Região América do Sul, Alexander Seitz, tomou a ágil decisão de buscar no exterior os componentes que poderiam faltar por causa da paralisação de autopeças e de problemas logísticos no Estado.
E fez isso pessoalmente. Viajou para a China e Estados Unidos entre a semana passada e a atual e conseguiu fechar pedidos fixos por tempo determinado para suprir suas operações brasileiras nos próximos meses.
Sem revelar quais as autopeças, disse que teve fornecedor com o qual negociou que terá de triplicar a produção para atender o Volkswagen no Brasil. Sobre o número de fornecedores, disse que cabem em uma mão: “Não são cinco, mas são de uma importância enorme”.
LEIA MAIS
→VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem
→Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio
Ao atender jornalistas no início da noite da quinta-feira, 16, antes de começar a solenidade de premiação dos melhores fornecedores da empresa na região, na capital paulista, Seitz admitiu que estava voltando de Detroit, onde tinha ido negociar abastecimento de peças para suprir a falta das feitas no Sul.
Daí revelou que na semana passada tinha ido para a China com o mesmo objetivo e que a Alemanha “também vai agir”, ou seja, ajudar no abastecimento das fábricas brasileiras. “Eu tenho contatos”, comentou o executivo, que entre 2009 e 2013 foi vice-presidente de Compras da VW no Brasil.
Sobre as férias coletivas protocaladas para as fábricas paulistas da Anchieta, Taubaté e São Carlos a partir da próxima segunda-feira, 20, Seitz comentou ter sido uma medida preventiva para poder adotar caso houvesse necessidade.
“Ainda não definimos se vamos parar ou não. Vamos monitorar. Mas a partir dos contatos feitos no exterior e das compras já acertadas, se houver necessidade de férias vamos tentar reduzí-las ao menor tempo possível”.
A Volkswagen foi montadora que mais cresceu em vendas no ano passado, atingindo 345 mil unidades e alta de 17%. Este ano também vem conseguindo ampliar emplacamentos acima da média e seu objetivo é manter esse quadro e ganhar participação ao longo de 2024.
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…