Joint venture oferecerá plataforma de produtos e serviços a outras montadoras de veículos comerciais
Duas das maiores fabricantes mundiais resolveram juntar conhecimentos e recursos para garantir seus respectivos protagonismos atuais no segmento de veículos comerciais pesados também no futuro.
Daimler Truck e o Grupo Volvo anunciaram nesta sexta-feira, 17, a intenção de constituirem joint venture, com iguais participações, para desenvolvimento de plataforma de veículos definida por software — incluindo software e hardware — para ampliar a transformação digital de seus produtos e serviços.
No acordo preliminar está definido que a nova empresa, com sede a ser estabelecida em Gotemburgo, Suécia, atuará como entidade independente e que poderá oferecer seus produtos a outras montadoras. Volvo e Daimler, portanto, seguirão como concorrentes em todas as demais áreas de negócios.
“No contexto dos pesados investimentos em tecnologias de propulsão neutras em CO2, a cooperação no desenvolvimento de tecnologia digital tornou-se ainda mais vital para melhor cumprir os objetivos de desenvolvimento e as expectativas dos clientes num prazo viável”, justificaram as parceiras em nota oficial.
“O desenvolvimento de uma plataforma comum de veículos definida por software nos permitirá transformar nossos veículos em um dispositivo programável, com recursos diferenciadores com velocidade e eficiência significativamente maiores para nossos clientes de caminhões e ônibus em todo o mundo”, disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck .
LEIA MAIS
→ Daimler Truck revela caminhão elétrico autônomo nível 4 nos EUA
→ Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100
“Dada a rápida transformação da nossa indústria, faz sentido colaborar para acelerar o desenvolvimento, aumentar volumes e partilhar custos. Os caminhões pesados definidos por software representam uma mudança de paradigma”, acrescenta Martin Lundstedt, residente e CEO do Grupo Volvo.
O acordo preliminar não é vinculativo e a ideia é que as tratativas sejam concluídas até o fim do primeiro trimestre de 2025, a depender das aprovações das respectivas autoridades econômicas. A nova empresa reunirá ativos e recurso já existentes em ambas as empresas.
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027