A operação de Betim, MG, terá R$ 14 bilhões dos R$ 30 bilhões em investimento recém-anunciado pela Stellantis para o período de 2025-2030 nas operações brasileiras da companhia. Cabe lembrar que há poucos dias a empresa divulgou R$ 13 bilhões para a fábrica de Goiana, PE.

A definição de mais uma cota do aporte foi revelada na segunda-feira, 20, por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, em coletiva para a imprensa especializada e, posteriormente, em cerimônia na fábrica mineira com o governador do Estado Romeu Zema.

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“É o maior investimento já aplicado em Betim, a fábrica mais representativa no grupo pela história que conta com a Fiat.”, resumiu o executivo. “Aqui temos um hub mundial de desenvolvimento e tecnologia. São mais de 4 mil engenheiros que atuam para toda a corporação. Estamos nos apropriando de tecnologias e competências para exportar e suportar nossas operações e mercados.”

De acordo com Cappellano, os recursos para os próximos cinco anos se destinam a novas tecnologias, renovação do portfólio de produtos com 40 modelos, oito motores e quatro novas arquitetura. No plano estratégico, Betim tem papel preponderante com aumento da capacidade da fábrica de motores.

Ao mesmo tempo em que endereça novo ciclo de investimento para a operação mineira, Cappellano confirma o reforço na área de motores, conforme já revelado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Aporte de R$ 454 milhões, pertencente ao ciclo anterior, não só aumentará a capacidade de produção de motores de 750 mil unidades/ano para 1,1 milhão/ano, como introduzirá na linha os motores da tecnologia Bio-Hybrid.

“Em torno de 70% da expansão já estão prontos, afinal nosso primeiro lançamento associado à tecnologia Bio-Hybrid está programado para o segundo semestre”, lembrou Cappellano.

Pelo anunciado, portanto, R$ 27 bilhões já estão destinados. Por uma conta simplista, caberia então supor que os R$ 3 bilhões seriam aportados na operação de Porto Real, RJ, casa das marcas francesas da Stellantis. Capellano, no entanto, prefere não adiantar nada a respeito, mas garante que todas os fábricas terão plataformas novas.


Foto: Stellantis/Divulgação

Décio Costa
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