Com 611 mil financiamentos em abril, total no ano chegou a 2,2 milhões de unidades
A concessão de crédito para veículos começa a mostrar sinais concretos de retomada. Dados da B3 indicam total de 611 mil financiamentos em abril, entre leves, pesados e motocicletas, o que representa alta de 7% sobre março e de expressivos 45% sobre idêntico mês de 2023.
No acumulado do ano, as vendas financiadas somaram 2,2 milhões de unidades, com expansão de 27% em relação ao mesmo período de 2023 e o equivalente a 482 mil unidades a mais. É a melhor marca para o primeiro quadrimestre desde 2011.
LEIA MAIS
→Produção de veículos cresce em abril, mas chuvas no Sul preocupam
No que diz respeito ao balanço específico de abril, foi o melhor resultado desde dezembro de 2014.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, diz que o desempenho do mês passado mantem a tendência de crescimento do primeiro trimestre na comparação com o ano anterior, com aumento em todas as categorias:
“É importante mencionar que abril contou com dois dias úteis a mais em relação a março, influenciando diretamente para o resultado positivo. O ambiente doméstico continua favorável para o financiamento de veículos, mas já percebemos uma diminuição no ritmo de crescimento”, comenta.
No segmento de carros e comerciais leves, a alta foi de 42,7% ante abril do ano passado e de 8,5% em relação a março. Os índices são de, respectivamente, 32,5% e 1,3% no caso dos caminhões e de 47,3% e 5,4% na categoria duas rodas.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em fevereiro de 2024.
Foto: Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.