Ao participar do Conexão Sindipeças na manhã desta quarta-feira, 22, o diretor de Engenharia & Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM no Brasil, Márcio Alfonso, revelou que a fabricante chinesa já entrou com pedido para se habilitar ao Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovações.
“O processo está caminhando. Pediram algumas informações adicionais, que já enviamos, e acredito que em breve será finalizada a análise do nosso pedido”, comentou o executivo, referindo-se ao projeto encaminhado ao MDIC, Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, responsável pela elaboração do novo programa automotivo brasileiro.
LEIA MAIS
→BYD confirma pedido de habilitação ao Mover
→Prazo de votação do Mover preocupa a Anfavea
O órgão já divulgou o nome de 69 empresas homologadas ao Mover, mas entre elas não tem nenhuma que ainda não produz no Brasil, caso da GWM e da também chinesa BYD, que confirmou no mês passado encaminhamento de projeto ao governo federal.
A GWM vai produzir modelos eletrificados em Iracemápolis, SP, onde antes a Mercedes-Benz fabricava carros. Outra informação revelada por Alfonso no encontro do Sindipeças refere-se à intenção de ter fornecedores no entorno da fábrica do interior paulista.
“Teremos parceria para a produção de sistemas elétricos e sistemas de eixos. Já estamos provisionando espaço para abrigar fornelecedores lá. Será um processo gradual”, adiantou o executivo.
A GWM deve começar a produzir no segundo semestre deste ano e, no momento, busca empresas de autopeças instalados no Brasil para atender suas linhas. O projeto é fazer da fábrica de Iracemápolis um polo exportador para países da região.
Foto: Divulgação/GWM
- Invasão chinesa? Mais seis marcas automotivas chegam ao Brasil este ano. - 25 de março de 2025
- Estoque da GM é de 79 dias, o dobro da média do mercado - 19 de março de 2025
- Em encontro com Lula, Toyota pede regulamentação do IPI Verde - 19 de março de 2025