João Irineu cita a câmera de ré, que terá demanda ampliada de 60 mil para mais de 2 milhões de unidades até 2029
Após palestra de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, no Conexão Sindipeças, o presidente da entidade, Cláudio Sahad, se dispôs a elaborar uma lista de autopeças com potencial de localização e fazer a ponte com os fornecedores interessados em fabricá-las no Brasil.
Ficou acertado no encontro online que a Stellantis terá participação direta no projeto, que visa elencar componentes ligados à segurança veicular e eletrificação que terão demanda ampliada a partir do Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovações, atingindo volumes que irão justificar investimentos em produção local.
LEIA MAIS
→GWM é candidata ao Mover e quer fornecedores em Iracemápolis
→Prazo de votação do Mover preocupa a Anfavea
Além de defender a fabricação de baterias no Brasil, João Irineu citou como exemplo de peça a ser nacionalizada a câmera de ré: “Hoje a demanda está em torno de 60 mil unidades/ano. Com sua obrigatoriedade a partir de 2028/2029, serão necessárias 2,3 milhões de unidades por ano, quiçá até mais, perto de 3 milhões”.
Na opinião do vice-presidente da Stellantis, localização é a palavra-chave hoje no setor. A maioria das montadoras vai aproveitar os incentivos do Mover para produzir modelos eletrificados, primeiro os híbridos e depois também os 100% elétricos. A Stellantis, por exemplo, vai lançar um híbrido flex a etanol no Brasil ainda este ano.
Outros participantes do Conexão Sindipeças foram Ualace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Indústria, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, e José Luiz Gordon, diretor do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.
Ambos abordaram as oportunidades do Mover e programas do atual governo em prol da neoindustrialização. O último palestrante foi Márcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM, Great Wall Motors, que atuou anteriormente na Caoa Chery é é um especialista em eletrificação.
Na ocasião, Alfonso revelou pleito da montadora para habilitação ao Mover e a busca atual por fornecedores aqui instalados interessados em trabalhar com a marca chinesa.
Foto: Divulgação/Stellantis
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…