Levantamento da empresa de consultoria J.D.Power mostra que o interesse dos consumidores dos Estados Unidos por carros elétricos recuou no último ano. Desde que foi criado, em 2021, é a primeira vez que o “J.D. Power 2024 Electric Vehicle Consideration Study” constata recuo.

Na pesquisa deste ano, 24% dos compradores de automóveis disseram “muito provável” considerar a compra de um veículo elétrico.  Em 2023, o índice chegou a 26%.

Aqueles que rejeitam essa possibilidade seguem apontando a limitada oferta de estrutura de carregamento, alto preço do veículo, autonomia limitada, tempo de carregamento elevado e incapacidade de carregar em casa ou no trabalho como fatores que desistimulam a compra.

“O declínio no interesse de compra ocorre quando a indústria atingiu um recorde histórico na oferta. A disponibilidade dos elétricos está em 54,3 – a mais alta já registrada em uma escala de 100 pontos, enquanto a adoção de veículos elétricos dentro do índice J.D. Power EV caiu para 16,2 em abril, atingindo seu ponto mais baixo desde agosto de 2021”, reforça Elizabeth Krear, vice-presidente de prática de veículos elétricos da J.D. Power

A executiva alerta que a participação no varejo de veículos elétricos não está crescendo no mesmo ritmo que a disponibilidade deles. “Isso está gerando programas agressivos de vendas. Vamos ver se os compradores os acharão atraentes o suficiente. Estamos vendo um momento de maré baixa para os elétricos. ”

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As estimativas da consultoria para as vendas totais de veículos novos nos Estados Unidos para maio apontam para 1,44 milhão de unidades, 2,9% a mais do que no mesmo mês de 2023. A taxa anualizada está em 16,1 milhões de veículos ou 500 mil a mais na comparação com o mesmo cálculo realizado em maio de 2023.

A participação de mercado de veículos elétricos atingiu 8,8% em abril nos Estados Unidos, mas a expectativa é que recue 0,4 ponto porcentual já em maio.


 

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