É o primeiro recuo em quatro edições anuais de pesquisa da consultoria J.D.Power.
Levantamento da empresa de consultoria J.D.Power mostra que o interesse dos consumidores dos Estados Unidos por carros elétricos recuou no último ano. Desde que foi criado, em 2021, é a primeira vez que o “J.D. Power 2024 Electric Vehicle Consideration Study” constata recuo.
Na pesquisa deste ano, 24% dos compradores de automóveis disseram “muito provável” considerar a compra de um veículo elétrico. Em 2023, o índice chegou a 26%.
Aqueles que rejeitam essa possibilidade seguem apontando a limitada oferta de estrutura de carregamento, alto preço do veículo, autonomia limitada, tempo de carregamento elevado e incapacidade de carregar em casa ou no trabalho como fatores que desistimulam a compra.
“O declínio no interesse de compra ocorre quando a indústria atingiu um recorde histórico na oferta. A disponibilidade dos elétricos está em 54,3 – a mais alta já registrada em uma escala de 100 pontos, enquanto a adoção de veículos elétricos dentro do índice J.D. Power EV caiu para 16,2 em abril, atingindo seu ponto mais baixo desde agosto de 2021”, reforça Elizabeth Krear, vice-presidente de prática de veículos elétricos da J.D. Power
A executiva alerta que a participação no varejo de veículos elétricos não está crescendo no mesmo ritmo que a disponibilidade deles. “Isso está gerando programas agressivos de vendas. Vamos ver se os compradores os acharão atraentes o suficiente. Estamos vendo um momento de maré baixa para os elétricos. ”
LEIA MAIS
→Elétricos enfrentam novos obstáculos ao redor do mundo
→ Musk e outros colocaram o carro elétrico muito adiante dos bois
As estimativas da consultoria para as vendas totais de veículos novos nos Estados Unidos para maio apontam para 1,44 milhão de unidades, 2,9% a mais do que no mesmo mês de 2023. A taxa anualizada está em 16,1 milhões de veículos ou 500 mil a mais na comparação com o mesmo cálculo realizado em maio de 2023.
A participação de mercado de veículos elétricos atingiu 8,8% em abril nos Estados Unidos, mas a expectativa é que recue 0,4 ponto porcentual já em maio.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027