Os robustos investimentos no Brasil assumidos pelas montadoras no último quadrimestre começam a repercutir no restante da cadeia automotiva. Exemplo mais recente é a thyssenkrupp, que acaba de anunciar cerca de R$120 milhões em suas fábricas locais dedicadas à linha automotiva.

Os recursos, admite a empresa alemã, servirão para ampliar capacidades produtivas e aumentar índice de nacionalização de algumas linhas de produtos para atender a esperada crescente demanda por parte das montadoras que se comprometeram a desenvolver novas plataformas de veículos, sejam convencionais ou mesmo híbridas e elétricas.

Produzindo colunas de direção há 25 anos e mais recentemente, desde 2019, sistemas de direção elétrica, a planta de São José dos Pinhais, PR, por exemplo, ganhará maquinário de ponta e novas etapas de fabricação local.

“Essa cifra possibilitará a implementação de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil”, acrescenta Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp América do Sul.pauloalvarengaAlvarenga: novas tecnologias de automação.

Dentre outros movimentos, a thyssenkrupp também expandirá a capacidade de produção da unidade de Poços de Caldas, MG, base fornecedora de eixos de comando de válvulas.

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A divisão Automotive Technology, criada oficialmente em outubro do ano passado, é uma das mais significativas para a empresa na América do Sul. Do portfólio de produtos das operações locais constam, além dos eixos de comando de válvulas e sistemas de direção, também virabrequins, bielas e itens de suspensão e chassi, como amortecedores, molas e barras estabilizadoras.

No ano fiscal de 2022-2023, a divisão respondeu por € 7,9 bilhões mundialmente, mais de 20% dos € 38 bilhões apurados pelo grupo. Na América do Sul, onde está presente desde o século XIX, a empresa alcançou receita equivalente a R$5 bilhões nesse período, considerando todos as atividades do grupo.

O valor representa estabilidade frente o resultado do ano-fiscal anterior, que vai de outubro a setembro. Mas quando considerado somente o segmento automotivo, a thyssenkrupp comemora crescimento de 5% na região, com os negócios e produtos oriundos também das unidades de Ibirité e Santa Luzia, MG, São Paulo e Campo Limpo Paulista, SP.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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