Mais uma marca chinesa oficializa sua chegada ao Brasil. Nesta terça-feira, 28, a Neta Auto reuniu a imprensa em São Paulo para não só para confirmar o início de importação de três modelos ainda em 2024 como para anunciar que terá, sim,  produção aqui já a partir de 2026.

Braço automotivo da empresa de tecnologia Hozon, a Neta lançou seu primeiro carro, o SUV elétrico compacto Neta N01, há cerca de seis apenas. Hoje fabrica, sobre duas plataformas, sete modelos e já tem linhas de produção, além da originária na China, na Tailândia e Indonésia, conglomerado onde trabalham cerca de 9 mil funcionários.

A montadora, que diz ter negociados perto de 400 mil veículos no mercado chinês desde sua fundação, já está presente comercialmente em 29 países, inclusive no México, onde terá uma fábrica.

A primeira unidade na América do Sul, assim, complementaria o plano de expansão global da empresa, iniciado há apenas dois anos, repetindo a estratégia de outras marcas chinesas, como as bem mais conhecidas BYD e GWM e que já têm produção definida no Brasil e, no caso da  BYD, também na Europa.

Neta L

Segundo Wilson Sun, vice-presidente da Neta, a ideia inicial é ter montagem CKD no Brasil, ou seja, a partir de kits importados da Ásia, inclusive para exportação para países vizinhos. O executivo também disse que a empresa constituirá um centro de distribuição de autopeças e rede de concessionários que serão nomeados nos próximos meses.

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A  Neta só não informou ainda qual o portfólio de produtos oferecerá aqui, embora as suspeitas recaiam sobre o SUV médio L e utilitários esportivos compacto X e Aya, além do V, mais barato, num primeiro momento.

De qualquer forma, haverá alternativas elétricas e híbridas, sempre com elevado grau de conectividade e muitos recursos de assistência à condução, promete a empresa. Carros acima dos R$ 150 mil e que podem esbarrar nos R$ 500 mil.


Foto Divulgação

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