Empresa

Volvo inicia testes de validação com ônibus biarticulado elétrico na América Latina

Intenção é de localizar a produção do veículo na fábrica de Curitiba

A Volvo programa inédito de validação na América Latina ao colocar em teste ônibus biarticulado 100% elétrico, modelo indicado para operação em sistemas BRT, de corredores segregados. O veículo já tem agenda marcada para começar os testes por Curitiba (PR). Depois cumprirá etapas na capital colombiana Bogotá e na Cidade do México.

A chassi biarticulado é o maior veículo da linha de elétricos da Volvo no mundo. Pela capacidade que oferece, a empresa entende ser solução mais rápida e de menor custo para o transporte coletivo de massa em grandes cidades.

LEIA MAIS

→Volvo desenvolve caminhões a combustão alimentado por hidrogênio

→Volvo inicia demonstrações com ônibus elétrico BZL

“Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões”, reforça André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

A fabricante adianta a intenção é produzir o chassi no complexo industrial de Curitiba, que também será base de exportação para outros mercados.

O biarticulado elétrico herda a concepção da versão movida a diesel. A diferença é o trem de força elétrico, o mesmo já utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da Volvo. No caso do chassi o motor fica na parte central, solução que garante melhor distribuição de carga por eixo e espaço interno livre para passageiros, pois todos os componentes elétricos e mecânicos são montados abaixo do piso. Em carrocerias de 28 metros a capacidade é de até 250 passageiros.

O biarticulado elétrico carrega dois motores elétricos de 200 kW cada, o equivalente a 540 cv. Tem caixa de transmissão automatizada de duas velocidades, baseada no câmbio I-Shift. O veículo pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, para uma autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, a depender do tipo e potência da estação de carregamento.

“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária neste tipo de operação, com a mesma quantidade de passageiros, mesma configuração de portas das atuais estações de embarque e desembarque, além do desempenho e confiabilidade dos biarticulados a diesel”, conta Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.


Foto: Rodolfo Buhrer/Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás