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Volvo inicia testes de validação com ônibus biarticulado elétrico na América Latina

Intenção é de localizar a produção do veículo na fábrica de Curitiba

A Volvo programa inédito de validação na América Latina ao colocar em teste ônibus biarticulado 100% elétrico, modelo indicado para operação em sistemas BRT, de corredores segregados. O veículo já tem agenda marcada para começar os testes por Curitiba (PR). Depois cumprirá etapas na capital colombiana Bogotá e na Cidade do México.

A chassi biarticulado é o maior veículo da linha de elétricos da Volvo no mundo. Pela capacidade que oferece, a empresa entende ser solução mais rápida e de menor custo para o transporte coletivo de massa em grandes cidades.

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“Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões”, reforça André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

A fabricante adianta a intenção é produzir o chassi no complexo industrial de Curitiba, que também será base de exportação para outros mercados.

O biarticulado elétrico herda a concepção da versão movida a diesel. A diferença é o trem de força elétrico, o mesmo já utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da Volvo. No caso do chassi o motor fica na parte central, solução que garante melhor distribuição de carga por eixo e espaço interno livre para passageiros, pois todos os componentes elétricos e mecânicos são montados abaixo do piso. Em carrocerias de 28 metros a capacidade é de até 250 passageiros.

O biarticulado elétrico carrega dois motores elétricos de 200 kW cada, o equivalente a 540 cv. Tem caixa de transmissão automatizada de duas velocidades, baseada no câmbio I-Shift. O veículo pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, para uma autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, a depender do tipo e potência da estação de carregamento.

“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária neste tipo de operação, com a mesma quantidade de passageiros, mesma configuração de portas das atuais estações de embarque e desembarque, além do desempenho e confiabilidade dos biarticulados a diesel”, conta Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.


Foto: Rodolfo Buhrer/Divulgação Volvo

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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