Paralisação ocorreu por causa das chuvas no Sul, mas montadora negociou importação de peças produzidas por fornecedores gaúchos
A Volkswagen do Brasil confirmou o retorno da produção de suas três fábricas paulistas — Anchieta e Taubaté, de veículos, e São Carlos, de motores —após o feriado de Corpus Christi, nesta segunda-feira, 3.
As unidades estavam em férias coletivas desde 20 maio em função de alguns fornecedores de peças do Rio Grande do Sul estarem impossibilitados de produzir por conta das fortes chuvas no Estado.
A empresa não especificou se o abastecimento já está normalizado, mas na véspera do início das férias coletivas o presidente da Volkswagen América do Sul, Alexander Zeitz, revelou que tinha ido à China e Estados Unidos para acertar a importação de autopeças feitas pelos seus principais fornecedores instalados no Sul.
LEIA MAIS
→Seitz, da VW, sobre chineses: “Quando começarem a produzir aqui, acaba a alegria”.
→Chuvas no Sul: VW vai importar peças para não perder vendas.
A declaração foi feita no evento The One na noite do dia 16 de maio, quando a montadora premiou seus melhores fornecedores do Brasil e Argentina. Seitz informou, então, que já estavam acertadas compras tanto na China como nos Estados Unidos, além da Alemanha.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3, a Volkswagen reforçou posição que já havia manifestado antes sobre a regularidade em suas operações de São José dos Pinhais, PR, que não teve problemas com falta de componentes e seguiu produzindo normalmente no período em que as demais fábricas pararam.
E concluiu a nota destacando que “a Volkswagen do Brasil se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”.
Foto: Divulgação/VW
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.