Número representa queda de 12% frente a abril. Licenciamentos do Rio Grande do Sul responderam por somente 2%.
Aindústria automobilística brasileira acumulou 182,9 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves em maio. O resultado representa queda de 12% diante dos 207,3 mil veículos negociados em abril.
Apesar das dificuldades geradas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, processo de importação mais moroso, greve na Renault e férias coletivas na Volkswagen e GM, o volume negociado superou em 10% o total de maio do ano passado, quando 166,3 mil veículos chegaram às ruas.
Com 21 dias úteis, maio teve média diária de 8.314 unidades vendidas contra 9.424 no mês anterior e 7.560 de maio de 2023.
Segundo a Bright Consulting, a participação do Rio Grande do Sul nos emplacamentos recuou mais de 50% em relação a participação média.
Em abril, os gaúchos compraram 5% dos automóveis e comerciais leves, fatia que caiu para 2% em maio, sendo que entre os dias 7 e 27 não foram registrados licenciamentos no Estado.
LEIA MAIS
→ Renault só volta a negociar após fim da greve
→ Mercado de máquinas segue por cenários opostos
Os veículos eletrificados, informa a consultoria, não registraram impacto negativo por conta da catástrofe no Rio Grande do Sul e atigniram 13,4 mil unidades emplacadas no mês, equivalentes a 7,3% do mercado, sendo 2,8% movidos a bateria, 2% híbrigos plug-in e 2,5% híbridos convencionais e leves.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…