AIveco pretende vender uma van elétrica e variação chassi-cabina na Europa e na América do Sul na categoria de até 3,5 toneladas de peso bruto. O lançamento desses veículos será um dos primeiros resultados práticos de parceria mundial com a chinesa Foton.
Nesta terça-feira, 4, Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, e Chang Rui, chairman da Foton, assinaram memorando de entendimento para colaboração global nas áreas de veículos e componentes elétricos e oportunidades de negócios conjuntos na Europa e América do Sul.
As empresas compartilham a ideia de que devem promover a transformação verde do transporte de carga e passageiros por meio de vários caminhos tecnologicos, como eletricidade pura e células de combustível híbridas e de hidrogênio.
O acordo, além de objetivar a expansão internacional da marca e dos mercados da Foton, auxiliará o programa de eletrificação da Iveco para a linha de veículos comerciais leves abaixo de 3,5 toneladas de PBT, abaixo da linha Daily.
E mais ainda: também abre a possibilidade de exploração conjunta de sinergias, inclusive possível localização de atividades na Europa e na América do Sul e fornecimento de powertrain pela FPT Industrial, divisão de motores do Grupo Iveco.
No início deste ano, o Grupo Iveco já havia assinado acordo de fornecimento com a Hyundai Motor Company para um comercial chassi-cabina elétrico com peso bruto de 2,5 a 3,5 toneladas a ser vendido na Europa pela Iveco.
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No Brasil, enquanto a Iveco negociou 9,4 mil caminhões em 2023, equivalentes a 9% de participação, a Foton tem presença diminuta. A marca chinesa vendeu somente 247 caminhões no País, 0,2% do mercado total.
Em 2023 a Foton lançou no mercado interno o caminhão elétrico iBlue para operações urbanas com peso bruto total (PBT) de 6 toneladas e capacidade de carga útil de 3.575 kg. A opção é oferecida por R$ 449 mil e tem autonomia de até 200 km.
Foto: Divulgação