Indústria

Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul

Parceria prevê lançamento de comerciais leves elétricos na região e admite até localização de atividades

AIveco pretende vender uma van elétrica e variação chassi-cabina na Europa e na América do Sul na categoria de até 3,5 toneladas de peso bruto. O lançamento desses veículos será um dos primeiros resultados práticos de parceria mundial com a chinesa Foton.

Nesta terça-feira, 4, Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, e Chang Rui, chairman da Foton, assinaram memorando de entendimento para colaboração global nas áreas de veículos e componentes elétricos e oportunidades de negócios conjuntos na Europa e América do Sul.

As empresas compartilham a ideia de que devem promover a transformação verde do transporte de carga e passageiros por meio de vários caminhos tecnologicos, como eletricidade pura e células de combustível híbridas e de hidrogênio.

O acordo, além de objetivar a expansão internacional da marca e dos mercados da Foton, auxiliará o programa de eletrificação da Iveco para a linha de veículos comerciais leves abaixo de 3,5 toneladas de PBT, abaixo da linha Daily.

E mais ainda: também abre a possibilidade de exploração conjunta de sinergias, inclusive possível localização de atividades na Europa e na América do Sul e fornecimento de powertrain pela FPT Industrial, divisão de motores do Grupo Iveco.

No início deste ano, o Grupo Iveco já havia assinado acordo de fornecimento com a Hyundai Motor Company para um comercial chassi-cabina elétrico com peso bruto de 2,5 a 3,5 toneladas a ser vendido na Europa pela Iveco.

LEIA MAIS

→ Iveco reforça parceria com a Hyundai e prospecta sinergias com a Ford Truck

No Brasil, enquanto a Iveco negociou 9,4 mil caminhões em 2023, equivalentes a 9% de participação, a Foton tem presença diminuta. A marca chinesa vendeu somente 247 caminhões no País, 0,2% do mercado total.

Em 2023 a Foton lançou no mercado interno o caminhão elétrico iBlue para operações urbanas com peso bruto total (PBT) de 6 toneladas e capacidade de carga útil de 3.575 kg. A opção é oferecida por R$ 449 mil e tem autonomia de até 200 km.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás