Parceria prevê lançamento de comerciais leves elétricos na região e admite até localização de atividades
AIveco pretende vender uma van elétrica e variação chassi-cabina na Europa e na América do Sul na categoria de até 3,5 toneladas de peso bruto. O lançamento desses veículos será um dos primeiros resultados práticos de parceria mundial com a chinesa Foton.
Nesta terça-feira, 4, Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, e Chang Rui, chairman da Foton, assinaram memorando de entendimento para colaboração global nas áreas de veículos e componentes elétricos e oportunidades de negócios conjuntos na Europa e América do Sul.
As empresas compartilham a ideia de que devem promover a transformação verde do transporte de carga e passageiros por meio de vários caminhos tecnologicos, como eletricidade pura e células de combustível híbridas e de hidrogênio.
O acordo, além de objetivar a expansão internacional da marca e dos mercados da Foton, auxiliará o programa de eletrificação da Iveco para a linha de veículos comerciais leves abaixo de 3,5 toneladas de PBT, abaixo da linha Daily.
E mais ainda: também abre a possibilidade de exploração conjunta de sinergias, inclusive possível localização de atividades na Europa e na América do Sul e fornecimento de powertrain pela FPT Industrial, divisão de motores do Grupo Iveco.
No início deste ano, o Grupo Iveco já havia assinado acordo de fornecimento com a Hyundai Motor Company para um comercial chassi-cabina elétrico com peso bruto de 2,5 a 3,5 toneladas a ser vendido na Europa pela Iveco.
LEIA MAIS
→ Iveco reforça parceria com a Hyundai e prospecta sinergias com a Ford Truck
No Brasil, enquanto a Iveco negociou 9,4 mil caminhões em 2023, equivalentes a 9% de participação, a Foton tem presença diminuta. A marca chinesa vendeu somente 247 caminhões no País, 0,2% do mercado total.
Em 2023 a Foton lançou no mercado interno o caminhão elétrico iBlue para operações urbanas com peso bruto total (PBT) de 6 toneladas e capacidade de carga útil de 3.575 kg. A opção é oferecida por R$ 449 mil e tem autonomia de até 200 km.
Foto: Divulgação
Executivo responderá também pelas áreas de CRM, Produtos e Planejamento Comercial
Nova geração do SUV compacto já está sendo fabricada na Argentina
Dentre os dez caminhões mais vendidos no período, sete modelos são da categoria de pesados
Segunda colocada Jeep vê fatia encolher 5 pontos porcentuais em um ano.
O CEO no Brasil posiciona-se contrário a essas cotas, revelando renúncia fiscal de R$ 2,2…
Ideia é ter um gestor profissional no lugar do presidente tradicional, ligado a uma das…