As marcas filiadas à Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, venderam exatos 7.528 automóveis e comerciais leves importados em maio.
O número representa queda de 16,1% diante dos emplacamentos de abril, melhor mês até agora de 2024, com 9 mil unidades entregues aos clientes finais, mas vigoroso salto de 193,3% na comparação com igual mês do ano passado.
No acumulado de janeiro a maio, as dez marcas representadas pela entidade colocaram nas ruas brasileiras cerca de 37 mil veículos, crescimento expressivo de 233% com relação aos primeiros cinco meses de 2023.
As vendas dos primeiros cinco meses, na prática, quase igualaram todos os licenciamentos de importados da Abeifa ao longo de 2023 e que chegaram a 41,5 mil, número que será batido ainda no primeiro semestre.
Veículos eletrificados, mais uma vez, são os destaques em 2024. Até maio, 34 mil deles foram negociados pelas associadas da Abeifa, 52,5% do total dos produtos dotados da tecnologia e que superaram 64,9 mil emplacamentos.
Em maio, a participação dos importadores foi de 4,1% do mercado total de automóveis e comerciais leves. No ano, o índice é praticamente o mesmo, 4,3%.