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Toyota tem planos de montar baterias no Brasil

Presidente da montadora revela que localização do sistema híbrido flex integra pacote de investimento até 2026

O brasileiro Evandro Maggio, que assumiu a presidência da Toyota do Brasil em fevereiro deste ano, revelou que a montadora tem planos para montar baterias no País.

Também está no radar da montadora a localização do sistema híbrido flex, processo já em andamento que deve deslanchar até o ano que vem, quando a marca inicia a venda no mercado nacional de um compacto com esse tipo de motorização.

Quanto mais volume, mais chances de os fornecedores brasileiros investirem em produção local. Por isso o projeto de nacionalização está contemplado no ciclo de investimento de R$ 5 bilhões que vai até 2026, quando todos os seus modelos terão uma versão do gênero. O aporte total, até 2030, é da ordem de R$ 11 bilhões.

Também está prevista para 2026 a conclusão do processo de concentração de toda a produção de veículos da marca na fábrica de Sorocaba, no interior paulista. Sua capacidade atual de 175 mil unidades “vai quase que dobrar”, segundo Maggio.

“Estamos construindo uma nova fábrica, a Sorocaba 2. É um projeto espelhado e a área de produção será dobrada”, informou o executivo, revelando que a transição da linha de Indaiatuba para Sorocaba deve demorar pelo menos mais um ano e meio.

A ideia é que os funcionários da fábrica que será fechada, cuja capacidade atual é de 76 mil veículos/ano, passem a operar na que está sendo ampliada.

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→ Fábrica de Indaiatuba “ainda” não está a venda, garante Toyota

Além do compacto híbrido flex e da ampliação da fábrica de Sorocaba, o aporte de R$ 5 bilhões até 2026 contempla uma nova plataforma global e o aumento da capacidade da fábrica de motores de Porto Feliz, SP, em cerca de 30%.

Com relação aos projetos envolvidos na segunda etapa do investimento, de R$ 6 bilhões de 2026 a 2030, Maggio disse que por enquanto são planos confidenciais. Mas deixou claro que a eletrificação está no centro dos investimentos da empresa:

“Nós fomos pioneiros no híbrido flex e hoje somos líder nesse mercado.  Da linha Corolla Cross, 40% da procura é por versões do gênero. Agora todo mundo que produz  aqui começa a falar em eletrificados. Vamos produzir no Brasil tudo que tem a ver com o sistema híbrido”.


Foto: Divulgação/Toyota

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Alzira Rodrigues

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