Lima Leite destaca que com as novas tecnologias, o carro brasleiro visa atrair e não afastar consumidores
Opresidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, confirmou nesta sexta-feira, 7, que a entidade já conversou com o governo sobre a inclusão dos veículos leves a combustão no texto da reforma tributária que institui o imposto seletivo, também conhecido como “imposto do pecado”.
“Colocamos nosso pensamento ao governo e solicitamos uma alteração no texto para exclusão do nosso setor do imposto seletivo”, informou o executivo, destacando não haver sentido em aumentar tributos no momento em que o próprio governo tem por proposta baratear os carros, principalmente os de entrada.
LEIA MAIS
→“Momento é de cautela”, diz presidente da Anfavea sobre chineses
→Apesar dos problemas, montadoras contratam em maio
Lima Leite comenta que o imposto seletivo representa a ideia de afastar o consumo, com incidência sobre bens e serviços que sejam considerados como prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. É justamente por isso que constam itens como bebidas e cigarros no texto da reforma.
“Com as novas tecnologias em desenvolvimento que têm por foco a eletrificação, o automóvel tem por objetivo atrair o consumidor e não afastar”, lembrou, destacando ainda que o processo atual no setor visa justamente a descarbonizaçao veicular.
Pelo texto atual da reforma tributária, os carros elétricos seriam beneficiados pelo chamado IPI verde, ou seja, não pagariam impostos. Os modelos híbridos, contudo, teriam de pagar o “imposto do pecado” por ter motor a combustão, assim como os demais modelos flex produzidos no Brasil.
Foto: Divulgação/VW
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…