O agitado segmento de picapes grandes, que só este ano já tem como novidade a recém-lançada Fiat Titano e que espera a confirmada chegada da BYD Shark no segundo semestre, terá mais uma concorrente.

A chinesa Foton apresentará ainda este mês a linha de picapes Tunland, que concorrerá diretamente também com Toyota Hilux, Ford Ranger e outra meia dúzia de modelos nacionais e importados.

Executivos da Foton do Brasil e da montadora na China, que também lançarão caminhões leves e médios, apresentarão a picape que já é negociada em alguns países da América do Sul.

Na Ásia e outros continentes a picape tem várias configurações e versões 4×4, como G5 ,G7 e G9. Por enquanto, segundo fontes, é certo apenas que no Brasil haverá opção com motorização híbrida, com um motor a combustão e outro elétrico,conjunto que pode garantir  autonoia de 900 km — presente na G5.

Apresentada no ano passado na China, a atual geração da Tunland G5 conta, em diversos mercados, com sistema Start-Stop, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de assistência de permanência na faixa, dentre outros recursos de auxílio à condução.

LEIA MAIS

→ Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul

→ Foton engrossa oferta de caminhões elétricos no mercado brasileiro com o iBlue

A Foton foi fundada em 1996 para produzir caminhões leves e pesados, vans e ônibus. Dende então, já fabricou mais de 11 milhões de veículos. No Brasil, onde chegou em 2010, é conhecida por seus caminhões, que ainda têm participação restrita — apenas 247 unidades foram licenciadas em 203, segundo a Fenabrave.

Depois de mais de uma década atuando pelas mãos da Foton Aumark, empresa controlada pelo economista Luis Carlos Mendonça de Barros, a marca passou este ano a ter operação própria, que conta, por enquanto, com 30 concessionárias no País.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!