Modelo importado da China terá versão híbrida. Linha será apresentada ainda este mês.
O agitado segmento de picapes grandes, que só este ano já tem como novidade a recém-lançada Fiat Titano e que espera a confirmada chegada da BYD Shark no segundo semestre, terá mais uma concorrente.
A chinesa Foton apresentará ainda este mês a linha de picapes Tunland, que concorrerá diretamente também com Toyota Hilux, Ford Ranger e outra meia dúzia de modelos nacionais e importados.
Executivos da Foton do Brasil e da montadora na China, que também lançarão caminhões leves e médios, apresentarão a picape que já é negociada em alguns países da América do Sul.
Na Ásia e outros continentes a picape tem várias configurações e versões 4×4, como G5 ,G7 e G9. Por enquanto, segundo fontes, é certo apenas que no Brasil haverá opção com motorização híbrida, com um motor a combustão e outro elétrico,conjunto que pode garantir autonoia de 900 km — presente na G5.
Apresentada no ano passado na China, a atual geração da Tunland G5 conta, em diversos mercados, com sistema Start-Stop, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de assistência de permanência na faixa, dentre outros recursos de auxílio à condução.
LEIA MAIS
→ Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul
→ Foton engrossa oferta de caminhões elétricos no mercado brasileiro com o iBlue
A Foton foi fundada em 1996 para produzir caminhões leves e pesados, vans e ônibus. Dende então, já fabricou mais de 11 milhões de veículos. No Brasil, onde chegou em 2010, é conhecida por seus caminhões, que ainda têm participação restrita — apenas 247 unidades foram licenciadas em 203, segundo a Fenabrave.
Depois de mais de uma década atuando pelas mãos da Foton Aumark, empresa controlada pelo economista Luis Carlos Mendonça de Barros, a marca passou este ano a ter operação própria, que conta, por enquanto, com 30 concessionárias no País.
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.