Mercado

Hyundai Creta é o veículo que menos depende das vendas diretas

SUV tem somente 16% dos licenciamentos viabilizados pelo canal de negociação, que responde por 45,5% do mercado

Dos 875 mil veículos leves vendidos no Brasil de janeiro a maio, 45,5% foram negociados diretamente pelas montadoras para pessoas físicas ou jurídicas. Considerados somente os comerciais leves, essa participação sobe para 61,2%, enquanto recua para 41,2% dos emplacamentos no caso dos carros de passeio.

Alguns modelos de automóveis e picapes, porém, fogem muito dessas médias e são bem mais ou muito menos dependentes desse canal de vendas.

Dentre os dez veículos mais negociados no País em 2024, o Hyundai Creta é, proporcionalmente e de longe, o menos negociado diretamente pela montadora. Se quase 24,7 mil unidades do SUV foram entregues as consumidores finais, somente 3,9 mil se deveram à negociação direta ou 16% apenas.

Fiat Mobi: 75% das vendas são efetivadas diretamente, maior índice entre os carros mais vendidos.

A diferença para os demais nove integrantes do ranking é brutal. O mais próximo é o Chevrolet Onix (14,5 mil), mas já com 42% do total de 34,7 mil unidades negociadas diretamente.

Nada menos do que quatro têm mais de seis de cada dez unidades vendidas pela modalidade. É o caso do Fiat Argo, com 19,7 mil unidades, 61% do total, da líder picape Fiat Strada, com 30,6 mil unidades e 62%, e do Volkswagen Polo, carro de passeio mais vendido e que teve 32,2 mil unidades, ou 67%, negociadas de forma direta.

Outro Fiat, o Mobi, é o modelo que proporcionalmente mais é transacionado pela modalidade, com 75% dos licenciamentos: 19,6 mil das 26,2 il unidades que chegaram aos clientes finais de janeiro a maio.

Complentando o top 10, Volkswagen T-Cross (44%), Hyundai HB20 (47%), Nissan Kicks e Chevrolet Onix Plus, ambos com 49%, estão próximo da média do mercado.


Foto; Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás