Setor fabricou 761,7 mil unidades nos cinco meses de 2024
A indústria brasileira de motocicletas alcançou a maior produção mensal de maio desde 2012, aponta levantamento da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. No mês passsado, saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus, AM, onde estão as associadas da entidade, 160,4 mil motos.
O volume registrado superou em 3,4% a produção de igual mês do ano passado, mas ficou 1,8% abaixo de abril em função de dois dias úteis a menos devido aos feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi.
Ao longo de 2024 a produção acumulada de 761,7 mil motocicletas representa expressiva alta de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2023. O número também é o maior dos últimos 13 anos.
O crescimento da produção é a resposta do setor para a elevada demanda por motos no mercado interno. De janeiro a maio, os licenciamentos cresceram 19,9%, para 767,3 mil unidades, também o melhor resultado para o período em muito tempo, mais precisamente desde 2008.
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, analisa que a demanda seguirá em alta nos próximos meses. Só em maio foram negociadas 164,5 mil unidades, 1,9% a mais do que no mesmo mês de 2023 e, novamente por conta de dois dias úteis a menos, recuo de 3,4% frente ao resultado de abril.
A média diária dos 21 dias úteis do mês ficou em 7.835 motocicletas. As de baixa cilindrada respondem por 80,4% dos licenciamentos, enquanto as de média cilindrada representam 16,8% e as de alta cilindrada, 2,9%.
As exportações seguem com volumes marginais para a indústria brasileira. No acumulado do ano, foram embarcadas somente 13,5 mil motos — perto de 1,5 mil em maio —, retração de 20,4% na comparação com o mesmo período e menosde 2% da produção.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…