A Eaton promoveu esta semana o evento Eaton Experience 2024, destinado a montadoras e clientes do setor automotivo e que teve por foco a apresentação da sua nova linha de transmissões automatizadas, a Advantor, com opções de 6, 8 e 10 velocidades para caminhões e ônibus.
O presidente da Eaton do Brasil e do Grupo Mobility e Corporativo da América do Sul, Antônio Galvão, informou que o lançamento integra ciclo de investimento de R$ 800 milhões no País, com foco em novos produtos e inovações fabris.
No caso da nova linha, a empresa realizou encontros exclusivos com cada montadora de pesados para apresentar as transmissões e negociar fornecimentos desses futuro.
O executivo informou que a Eaton conseguiu nacionalizar 70% da linha Advantor, passando a contar com fornecedores locais para itens antes importados, caso dos quatro componentes comum da automação da nova série, o freio de inércia, o atuador de embreagem linear pneumático, a unidade eletrônica de controle e o atuador XY.
Galvão explicou que as novas transmissões devem chegar efetivamente ao mercado a partir do ano que vem: “Primeiro temos de fechar o negócio para depois definir a calibração de acordo com o veiculo que receberá o componente. A partir desse processo é que começa a produção em série”.
Ainda de acordo com informações do presidente da Eaton Brasil, a empresa tem planos de nacionalizar componentes destinados a veículos elétricos, mas ainda não há data definida com relação a tais projetos: “A nacionalização nesse caso depende de volume de produção e venda dos veículos que vão incorporar as novas tecnologias”.
Eaton Experiente 2024
Desenvolvida no Brasil com apoio da engenhaia global, a linha Advantor foi mostrada para a imprensa nesta quinta-feira, 13, em reunião que marcou o encerramento do evento Eaton Experience 2024.
Embora projetada para atender as demandas específicas das frotas brasileiras de veículos comerciais urbanos, estradeiros e vocacionais, a nova linha futuramente também será lançada em outros mercado.
A solução desenvolvida pelos engenheiros da Eaton possibilita economias de combustível que variam de 10% a 20% dependendo da aplicação quando comparada às transmissões manuais e automáticas.
As três versões da linha são a Advantor-6, desenvolvida para o mercado de caminhões leves e micro-ônibus, a Advantor-10, destinada ao segmento de caminhões semipesados, e a Advantor-8, que equipará ônibus médios.
“Mais uma vez damos um largo passo rumo ao futuro e às soluções automatizadas, que entregam mais eficiência, durabilidade, segurança e conforto para aplicação em veículos comerciais”, destaca Galvão. O desenvolvimento da linha Advantor foi conduzido com o know-how profundo dos engenheiros do nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil considerando as características e necessidades do mercado automotivo do nosso País”.
Foto: Divulgação/Eaton
- Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina - 1 de novembro de 2024
- Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil - 31 de outubro de 2024
- Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba - 31 de outubro de 2024