Empresa

Eaton apresenta nova linha de transmissões automotizadas para montadoras

Empresa está investindo R$ 800 milhões em P&D e inovações em suas fábricas brasileiras

A Eaton promoveu esta semana o evento Eaton Experience 2024, destinado a montadoras e clientes do setor automotivo e que teve por foco a apresentação da sua nova linha de transmissões automatizadas, a Advantor, com opções de 6, 8 e 10 velocidades para caminhões e ônibus.

O presidente da Eaton do Brasil e do Grupo Mobility e Corporativo da América do Sul, Antônio Galvão, informou que o lançamento integra ciclo de investimento de R$ 800 milhões no País, com foco em novos produtos e inovações fabris.

No caso da nova linha, a empresa realizou encontros exclusivos com cada montadora de pesados para apresentar as transmissões e negociar fornecimentos desses futuro.

O executivo informou que a Eaton conseguiu nacionalizar 70% da linha Advantor, passando a contar com fornecedores locais para itens antes importados, caso dos quatro componentes comum da automação da nova série, o freio de inércia, o atuador de embreagem linear pneumático, a unidade eletrônica de controle e o atuador XY.

Galvão explicou que as novas transmissões devem chegar efetivamente ao mercado a partir do ano que vem: “Primeiro temos de fechar o negócio para depois definir a calibração de acordo com o veiculo que receberá o componente. A partir desse processo é que começa a produção em série”.

Ainda de acordo com informações do presidente da Eaton Brasil, a empresa tem planos de nacionalizar componentes destinados a veículos elétricos, mas ainda não há data definida com relação a tais projetos: “A nacionalização nesse caso depende de volume de produção e venda dos veículos que vão incorporar as novas tecnologias”.

Eaton Experiente 2024

Desenvolvida no Brasil com apoio da engenhaia global, a linha Advantor foi mostrada para a imprensa nesta quinta-feira, 13, em reunião que marcou o encerramento do evento Eaton Experience 2024.

Embora projetada para atender as demandas específicas das frotas brasileiras de veículos comerciais urbanos, estradeiros e vocacionais, a nova linha futuramente também será lançada em outros mercado.

A solução desenvolvida pelos engenheiros da Eaton possibilita economias de combustível que variam de 10% a 20% dependendo da aplicação quando comparada às transmissões manuais e automáticas.

As três versões da linha são a Advantor-6, desenvolvida para o mercado de caminhões leves e micro-ônibus, a Advantor-10, destinada ao segmento de caminhões semipesados, e a Advantor-8, que equipará ônibus médios.

“Mais uma vez damos um largo passo rumo ao futuro e às soluções automatizadas, que entregam mais eficiência, durabilidade, segurança e conforto para aplicação em veículos comerciais”, destaca Galvão. O desenvolvimento da linha Advantor foi conduzido com o know-how profundo dos engenheiros do nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil considerando as características e necessidades do mercado automotivo do nosso País”.


Foto: Divulgação/Eaton

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

DRiV tem três novas marcas globais para a reposição no Brasil

Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento

% dias atrás

Schaeffler prepara estreia da marca Vitesco na América do Sul

Operação começa com sensor de NOx para pesados

% dias atrás

Cummins perde R$ 220 milhões/ano por causa de peças falsificadas

Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…

% dias atrás

Excesso de otimismo inicial só atrapalha avanço de elétricos

Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas

% dias atrás

Frasle quer crescer 50% em 2025 e atingir receita de R$ 6 bilhões

Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas

% dias atrás

Aumovio, o novo nome da Continental Automotive

No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição

% dias atrás