Tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, no entanto, prejudicaram as operações de um mês para o outro
Balanço de financiamentos de veículos consolidado pela B3 registra alta de 15,4% nas transações em relação ao mesmo mês do ano passado, de 500 mil para 577 mil unidades novas e usadas vendidas a prazo. O volume de negócios, no entanto, caiu 5,6% na comparação com a abril, quando computou 611 mil modelos negociados.
Segundo relatório, a queda de um mês para outro foi provocada pela tragédia no Rio Grande do Sul. O Detran do estado deixou de operar entre os 7 e 25 de maio, o que ocasionou represamento das operações, efetivando parte negócios somente a partir do dia 26 e ainda uma outra parcela nos primeiros dias junho.
LEIA MAIS
→Financiamento de veículos segue trajetória de crescimento
Segundo a B3, os financiamentos de veículos no estado representavam 5,8% do total do País até abril desse ano. Em maio, a representatividade caiu para 2,6%.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades, alta de 24,4% sobre o mesmo período de 2023, foi é a melhor marca para os cinco primeiros meses do ano desde 2011.
“Os resultados de maio seguem a tendência de crescimento neste ano em relação a 2023. A queda na comparação com o mês anterior está relacionada principalmente a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, com impacto direto no varejo local e na operação do Detran desse estado”, reforça Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Foto: Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.