Empresa

Foton tem estudos avançados de fábrica no Brasil

Montadora considera também aproveitar estrutura industrial de parceiras

A chinesa Foton apresentou nesta segunda-feira, 17, as novas gerações dos caminhões leves e semi-pesado Aumark  e Auman para o mercado brasileiro. Junto deles, também o mini caminhão elétrico Wonder.

Os três modelos materializam a ambição da montadora, agora com operação própria, depois de mais de uma década representada por parceiro local, de ter papel mais relevante no País.

E bota relevante nisso! Williams Jiang, vice-presidente de Marketing da Foton International, presente ao evento de apresentação dos produtos que chegarão no segundo semestre, foi taxativo: a marca tem o firme objetivo de deter perto de 10% de participação em caminhões leves e semi-leves até 2028 no mercado brasileiro. Algo como 13 mil a 15 mil unidades por ano.

O país, afirma, é considerado estratégico para os planos de expansão global da marca e que envolvem, além de constituição de operações de montagem e comerciais em vários países, também a exportação, a partir da China, de 300 mil caminhões anuais até 2030, sendo perto de 100 mil dotados de novas tecnologias, como híbridos, elétricos e a célula de combustível de hidrogênio.

Know-how de produção e vendas de veículos comerciais a Foton tem de sobra, pelo menos em seu país natal, onde é líder do segmento. Desde sua fundação, em 1996, a empresa já colocou nas ruas mais de 11 milhões de veículos, sobretudo caminhões, mas também ônibus, picapes e vans.

Para, na prática, reiniciar sua história no Brasil e galgar vendas bem mais expressivas do que os 247 caminhões vendidos em 2023, a Foton pretende ampliar sua atual rede de concessionárias. Das atuais 30 para 45 casas até o fim de 2024 — e aumentar ainda mais esse número nos anos seguintes.

Mas os recursos vão muito mais além e são bem mais ambiciosos. Segundo Jiang, estudos encaminhados e bem avançados indicam como muito factível a produção no Brasil, em fábrica própria, dos caminhões leves e até mesmo, em uma bem mais longínqua segunda etapa, da picape híbrida Tunland e da linha pesada de caminhões.

LEIA MAIS

→ Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul

“Queremos oferecer ao Brasil toda a nossa linha de produtos”, enfatizou o executivo, considerando também os veículos importados, inclusive as vans.

A ideia é ter uma definição nos próximos dois anos para poder oferecer os primeiros modelos nacionais já em 2028. O executivo não fala, porém, se a eventual futura fábrica operará em regime CKD ou em outra fórmula, apenas que tem várias possibilidades consideradas nas planilhas, inclusive o recurso de lançar mão de estrutura produtiva já existente de empresas parceiras.

Coincidência ou não, há duas semanas Foton e Iveco, que fábrica caminhões e comerciais leves aqui, assinaram acordo de cooperação mundial nas áreas de veículos, componentes elétricos, negócios conjuntos e sinergias produtivas na Europa e América do Sul.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás