Produto

Tunland híbrida custará a partir de R$ 230 mil, estima Foton

Picape chinesa tem previsão de comercialização para o começo de 2025

A primeira picape híbrida com motor a diesel a ser vendida no Brasil tem previsão de chegar às lojas no primeiro semestre de 2025 ou até o fim deste ano, na melhor das hipóteses. O modelo não carregará na grade dianteira nenhum logotipo consagrado do segmento, pelo menos não ainda no nosso mercado.

A marca a inaugurar a tecnologia aqui será a chinesa Foton, que nesta segunda-feira, 17, apresentou a Tunland V7 e a Tunland V9, produtos já em processo de homologação e que se diferenciam somente por alguns itens de acabamento e poucos aspectos técnicos.

A marca chinesa, mais conhecida no Brasil por seus caminhões leves, vendidos aqui há mais de uma década, classifica a Tundand como picape fullsize, ou seja, de porte similar ao da Chevrolet Silverado ou Ford F-150.

Entretanto, a Foton, que desde o ano passado tem operação própria no Brasil, no lugar da até então representante nomeada, antecipa que o modelo vai custar algo a partir de R$ 230 mil a R$ 250 mil, valores hoje pedidos pelas picapes menores, do porte de Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo, que igualmente podem carregar 1 tonelada de carga.

Para dar suporte à oferta de um veículo que pode ser encarado muito mais com uma opção de passeio e lazer, a Foton está ampliando encaminha a ampliação da hoje modesta rede concessionárias.

Das atuais 30 casas,  espera chegar no fim de 2024 com 45 concessionárias plenas — número que promete ampliar paulatinamente depois — e que venderão e darão assistência técnica também aos caminhões da marca, que seguirão como principal segmento de negócio.

V7 e V9, de fato, em quase nada lembram um comercial leve. No interior, acabamento esmerado, com revestimentos em couro,  painel instrumentos digital e gigantesco multimídia de 14,6 polegadas, além de ar condicionado digital, volante multifuncional e, na V9, teto solar panorâmico de fazer inveja a muito carro de luxo.

Há varios sistemas de segurança — são seis airbags — e auxílio à condução, como controle de velocidade variável, de frenagem de emergência, de ponto cego, manutenção de faixa de rolagem, câmeras e sensores de estacionamento, dentre outros. Ou seja: não perde em nada para a conrrência nesses aspectos.

LEIA MAIS

→ Foton lançará picapes Tunland no Brasil

→ Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul

Sob o capô, tudo igual entre as duas versões: o motor turbodiesel de 2 litros que trabalha faz parceria com outro elétrico alimentado por sistema de 48V. O conjunto entrega 175 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio automático é um ZF de oito velocidades e a tração, 4×4. Lá fora, consumo declaro é de 12,5 km/l e autonomia de 960 km.

As dimensões variam um pouco. Teoricamente mais voltada ao trabalho, a V7 mede 5,61 m de comprimento, 2 m de largura, 1,91 m de altura e tem entre-eixos de 3,35 m. A V9 tem 10 cm a mais na largura e é 4 cm mais alta, ambas  as versões têm rodas de 18 polegadas.

Fábio Pontes, diretor operacional da Foton, não esconde que a marca estuda até mesmo a montagem local da Tunland em um segundo momento do projeto de constituição de linha de produção de veículos comerciais no Brasil e que está nos planos da empresa para 2028.

Enquanto isso, trabalha com a expectativa de vender algo em torno de 1 mil unidades da picape já no primeiro ano de importação da China.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás