Picape chinesa tem previsão de comercialização para o começo de 2025
A primeira picape híbrida com motor a diesel a ser vendida no Brasil tem previsão de chegar às lojas no primeiro semestre de 2025 ou até o fim deste ano, na melhor das hipóteses. O modelo não carregará na grade dianteira nenhum logotipo consagrado do segmento, pelo menos não ainda no nosso mercado.
A marca a inaugurar a tecnologia aqui será a chinesa Foton, que nesta segunda-feira, 17, apresentou a Tunland V7 e a Tunland V9, produtos já em processo de homologação e que se diferenciam somente por alguns itens de acabamento e poucos aspectos técnicos.
A marca chinesa, mais conhecida no Brasil por seus caminhões leves, vendidos aqui há mais de uma década, classifica a Tundand como picape fullsize, ou seja, de porte similar ao da Chevrolet Silverado ou Ford F-150.
Entretanto, a Foton, que desde o ano passado tem operação própria no Brasil, no lugar da até então representante nomeada, antecipa que o modelo vai custar algo a partir de R$ 230 mil a R$ 250 mil, valores hoje pedidos pelas picapes menores, do porte de Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo, que igualmente podem carregar 1 tonelada de carga.
Para dar suporte à oferta de um veículo que pode ser encarado muito mais com uma opção de passeio e lazer, a Foton está ampliando encaminha a ampliação da hoje modesta rede concessionárias.
Das atuais 30 casas, espera chegar no fim de 2024 com 45 concessionárias plenas — número que promete ampliar paulatinamente depois — e que venderão e darão assistência técnica também aos caminhões da marca, que seguirão como principal segmento de negócio.
V7 e V9, de fato, em quase nada lembram um comercial leve. No interior, acabamento esmerado, com revestimentos em couro, painel instrumentos digital e gigantesco multimídia de 14,6 polegadas, além de ar condicionado digital, volante multifuncional e, na V9, teto solar panorâmico de fazer inveja a muito carro de luxo.
Há varios sistemas de segurança — são seis airbags — e auxílio à condução, como controle de velocidade variável, de frenagem de emergência, de ponto cego, manutenção de faixa de rolagem, câmeras e sensores de estacionamento, dentre outros. Ou seja: não perde em nada para a conrrência nesses aspectos.
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Sob o capô, tudo igual entre as duas versões: o motor turbodiesel de 2 litros que trabalha faz parceria com outro elétrico alimentado por sistema de 48V. O conjunto entrega 175 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio automático é um ZF de oito velocidades e a tração, 4×4. Lá fora, consumo declaro é de 12,5 km/l e autonomia de 960 km.
As dimensões variam um pouco. Teoricamente mais voltada ao trabalho, a V7 mede 5,61 m de comprimento, 2 m de largura, 1,91 m de altura e tem entre-eixos de 3,35 m. A V9 tem 10 cm a mais na largura e é 4 cm mais alta, ambas as versões têm rodas de 18 polegadas.
Fábio Pontes, diretor operacional da Foton, não esconde que a marca estuda até mesmo a montagem local da Tunland em um segundo momento do projeto de constituição de linha de produção de veículos comerciais no Brasil e que está nos planos da empresa para 2028.
Enquanto isso, trabalha com a expectativa de vender algo em torno de 1 mil unidades da picape já no primeiro ano de importação da China.
Foto: Divulgação
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