Empresa

De olho na produção local, brasileiros da BYD seguem para a China

Com 14 profissionais, equipe é formada por 12 baianos, um piauiense e um paulista. Tem apenas uma mulher.

A produção da chinesa BYD no complexo industrial de Camaçari, BA, só será iniciada no ano que vem, mas tanto as obras como a qualificação da mão de obra já estão em processo acelerado de desenvolvimento.

Além de divulgar imagem mostrando as máquinas operando na conntrução de áreas adicionais na fábrica baiana, a montadora anuncia o início de intercâmbio entre brasileiros que vão operar por aqui com os funcionários que trabalham na sua sede em Shenzhen, na China.

Formada por engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, a equipe fará intercâmbio de três meses para conhcer a cadeia de produção de automóveis alétricos na matriz chinesa.

“Os treinamentos vão possibilitar a troca de conhecimento entre equipes e processos”, explica Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari. “Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tendo a nossa matriz na China como espelho”.

De acordo com o executivo, no momento tem colaboradores chineses em Camaçari. “Vamos transformar o complexo baiano num hub de exportação e temos muito trabalho pela frente”, complemetou Barbosa.

Com 14 profissionais, a equipe de brasileiros é formada por 12 baianos, um piauiense e um paulista. Todos eles foram contratos no início deste ano para trabalhar em Camaçari, “onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia”, revela a empresa.

Entre eles, uma mulher, a engenheira de qualidade Sheina Tura (foto abaixo), que nasceu em Irecê, no centro-norte baiano, e conta com larga experiência em processos de qualidade de fabricação de automóveis. Ela será uma das responsáveis pela análise de diagnóstico das peças que compõem o carro para prevenir problemas ou gerar ações corretivas, quando necessárias.

“Conhecer o produto BYD num alto nível de detalhe vai ajudar a entender o processo e chegar na raiz de um possível problema, antes mesmo que ele aconteça”, comento Sheina antes de embarcar para a Cnina.


Fotos: Divulgação/BYD

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás