Começou testes em Curitiba (PR) de um Volvo FM Electric na operação de coleta de resíduos da Cavo, empresa responsável pela limpeza pública da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a intenção de analisar a emissão de CO2 dos veículos de serviço.

O modelo, configurado como 4×2 e dotado de compactador de 15 m³, estará em avaliação ao longo de três meses, com recargas no pátio da Cavo. O FM Electric da operação possui quatro baterias com capacidade total de 360 kWh e dois motores elétricos que geram 450 cv. A autonomia estimada é de 150 km.

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Como ferramenta para ganhos ambientais, de acordo com a Volvo, caminhões elétricos se apresentam eficientes. Em comparação a um modelo a diesel que soma 50 mil km por ano, são deixados de consumir 20 mil litros do combustível, além de evitar emissão de 60 toneladas de CO2 na atmosfera.

“O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Marco Mildenberg, chefe de eletromobilidade de caminhões da Volvo.

O FM Electric é importado da Suécia, mas ampla contribuição do time de engenheiros brasileiros da marca, responsável pelo projeto mecânico, elétrico e hidráulico para ser aplicado na coleta de resíduos. O trabalho levou em conta facilidades para instalação do implemento, incorporação de tomada de força conectada na caixa de transmissão I-Shift com duas possibilidades, por motor elétrico adicional ou tomada elétrica externa.

O modelo ainda tem suspensão pneumática nos dois eixos e itens de segurança como conjunto de câmeras, sensores de detecção de presença de pedestres e ciclistas, controles de estabilidade e de tração, detector de sonolência, faróis de Led, piloto automático com adaptação da velocidade ao veículo à frente, frenagem de emergência em caso de risco de colisão e sistema de alertas sonoros de movimentos do veículo.


Foto: Volvo/Divulgação

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