Projeto de R$ 100 milhões introduz oferta de três versões nas faixas de 4 e 7 toneladas
A Iveco inicia uma nova fase no País com a lançamento do eDaily, sua proposta de eletrificação no transporte de carga para aplicações urbanas. O modelo, produzido na casa do Daily, na fábrica de Suzzara, na Itália, chega por aqui nas configurações furgão e chassi-cabine com preço de varejo a partir de R$ 549 mil.
Para o projeto de introdução do eDaily, a Iveco investe R$ 100 milhões até 2026, valor adicional ao ciclo de R$ 1 bilhão que seria concluído em 2025. O aporte promove o desenvolvimento do veículo para a região da América Latina, capacita a rede de concessionárias e encaminha processo de nacionalização de componentes.
“A aspiração é de produção local, mas precisa discutir e viabilizar”, admite Marcio Querichelli, presidente da Iveco. “O momento ainda é de ramp up de importação.”
LEIA MAIS
→Iveco e Foton assinam acordo com reflexos na América do Sul
→Hyundai fabricará comercial leve elétrico para a Iveco
Em um primeiro momento, a Iveco colocará foco em embarcadores ou transportadores com agenda de compromissos ambientais, o que inclui parceiros da fabricante que contribuíram com o desenvolvimento. Um primeiro lote de 26 unidades já desembarcou no Brasil, já comprometido. Outro de mesmo volume deverá chegar no segundo semestre.
A estratégia, de acordo com Querichelli, acompanha as condições vigentes de importação. “Embora não tenha limite para o volume, trouxemos o lote dentro cota do primeiro semestre, limitado à atual alíquota de 10%. No segundo semestre teremos uma nova cota, mas agora de 18% de imposto. O plano, por enquanto, é somar 50 unidades em 2024.”
O argumento da Iveco para o eDaily é flexibilidade para atuar no transporte de carga. O veículo aceita de um a três packs de células de bateria, para missões de 110 km a 300 km de autonomia.
As potências são de 134 e 193 cv e torques de 300 e 400 Nm. A linha é composta de furgão com capacidade volumétrica de 9 m³ e 4,2 toneladas e duas configurações chassi-cabine com peso bruto total de 4,2 e 7,2 toneladas, além de três opções de distâncias de entre eixos.
“O eDaily permite personalizar a capacidade de carga de acordo com a operação, sem penalizar o transporte com peso a mais do que o necessário para a tarefa”, observa Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede. “O modelo aceita também o implemento aplicado no veículo a diesel, tem a mesma interface, e três opções de tomadas de força.”
Com a novidade, a Iveco também passa a oferecer linha de carregadores com a marca Nexpro, portfólio que contempla carregador portátil, o de parede Wallbox e o de carregamento rápido Fast Charger.
O próprio veículo também facilita com conversor próprio de transforma corrente alternada em contínua. A depender do aparelho e quantidade de baterias, o carregamento pode levar de 1 a 8 horas.
Pelas contas da Iveco, considerando a média de custo de grandes empresas, o eDaily promover redução de custo operacional de 65% se comparado ao veículo a diesel.
Foto: Iveco/Divulgação
Projeto de eletrificação da marca já instalou 52 eletropostos de carga rápida no País
Presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que entidade não tem posição sobre taxação dos eletrificados…
Júlio Cesar dos Santos e Antonio Carlos Bertelli reforçam equipe
No início da década, eram 3,9 mil pontos de venda de carros e comerciais leves…
Nova projeção da Fenabrave aponta crescimento de 12% nas vendas do segmento, 2 pontos porcentuais…
Negócios com modelos a bateria cresceram cinco vezes mais