Projeto de R$ 100 milhões introduz oferta de três versões nas faixas de 4 e 7 toneladas
A Iveco inicia uma nova fase no País com a lançamento do eDaily, sua proposta de eletrificação no transporte de carga para aplicações urbanas. O modelo, produzido na casa do Daily, na fábrica de Suzzara, na Itália, chega por aqui nas configurações furgão e chassi-cabine com preço de varejo a partir de R$ 549 mil.
Para o projeto de introdução do eDaily, a Iveco investe R$ 100 milhões até 2026, valor adicional ao ciclo de R$ 1 bilhão que seria concluído em 2025. O aporte promove o desenvolvimento do veículo para a região da América Latina, capacita a rede de concessionárias e encaminha processo de nacionalização de componentes.
“A aspiração é de produção local, mas precisa discutir e viabilizar”, admite Marcio Querichelli, presidente da Iveco. “O momento ainda é de ramp up de importação.”
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Em um primeiro momento, a Iveco colocará foco em embarcadores ou transportadores com agenda de compromissos ambientais, o que inclui parceiros da fabricante que contribuíram com o desenvolvimento. Um primeiro lote de 26 unidades já desembarcou no Brasil, já comprometido. Outro de mesmo volume deverá chegar no segundo semestre.
A estratégia, de acordo com Querichelli, acompanha as condições vigentes de importação. “Embora não tenha limite para o volume, trouxemos o lote dentro cota do primeiro semestre, limitado à atual alíquota de 10%. No segundo semestre teremos uma nova cota, mas agora de 18% de imposto. O plano, por enquanto, é somar 50 unidades em 2024.”
O argumento da Iveco para o eDaily é flexibilidade para atuar no transporte de carga. O veículo aceita de um a três packs de células de bateria, para missões de 110 km a 300 km de autonomia.
As potências são de 134 e 193 cv e torques de 300 e 400 Nm. A linha é composta de furgão com capacidade volumétrica de 9 m³ e 4,2 toneladas e duas configurações chassi-cabine com peso bruto total de 4,2 e 7,2 toneladas, além de três opções de distâncias de entre eixos.
“O eDaily permite personalizar a capacidade de carga de acordo com a operação, sem penalizar o transporte com peso a mais do que o necessário para a tarefa”, observa Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede. “O modelo aceita também o implemento aplicado no veículo a diesel, tem a mesma interface, e três opções de tomadas de força.”
Com a novidade, a Iveco também passa a oferecer linha de carregadores com a marca Nexpro, portfólio que contempla carregador portátil, o de parede Wallbox e o de carregamento rápido Fast Charger.
O próprio veículo também facilita com conversor próprio de transforma corrente alternada em contínua. A depender do aparelho e quantidade de baterias, o carregamento pode levar de 1 a 8 horas.
Pelas contas da Iveco, considerando a média de custo de grandes empresas, o eDaily promover redução de custo operacional de 65% se comparado ao veículo a diesel.
Foto: Iveco/Divulgação
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