AScania confirmou novo ciclo de investimentos no Brasil. A tradicional fabricante sueca de caminhões e ônibus pretende desembolsar R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos. Iniciado em 2021, o ciclo anterior limitou-se a R$ 1,4 bilhão e está sendo encerrado este ano.

Até 2028, afirmou a montadora que produz seus veículos há seis décadas em São Bernardo do Campo, SP, boa parte dos recursos será destinada ao desenvolvimento de tecnologias e produtos que contribuam para a redução das emissões de carbono no transporte e logística.

Uma deles foi antecipado pessoalmente por Christopher Podgorski, presidente da divisão industrial da montadora na América Latina, ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na manhã desta sexta-feira 21, em visita à fábrica.

A montadora prometeu iniciar a produção de ônibus elétricos até março de 2025.  São Bernardo do Campo será a terceira do grupo sueco em todo o mundo a produzir veículos elétricos.

Os investimentos da Scania complementam série de anúncios iniciada pelas montadoras no começo de 2024 e que, a exemplo do que afirma a  fabricante de caminhões sueca, objetivam especialmente novas tecnologias, incluindo eletrificação, que visam a descarbonização da frota.

Podgorski afirmou que a orientação do governo ao priorizar o investimento em sustentabilidade e inovação é essencial para impulsionar a indústria pelo mesmo caminho. “As políticas públicas têm um papel fundamental para que a gente deixe um futuro melhor para as próximas gerações”, disse.

A Scania é a primeira fabricante de caminhões e ônibus a se juntar ao grupo de montadoras de automóveis que já anunciaram investimentos de mais de R$ 130 bilhões no setor depois da criação do programa Mobilidade Verde e Inovação, Mover, do MDIC, que estimula novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva.

LEIA MAIS

→ Produção de caminhões supera 50 mil unidades até maio

Desde que começou a fabricar no Brasil, em 1957, ainda no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, a primeira operação industrial da montadora fora da Suécia já fabricou mais 500 mil caminhões no País. O marco foi comemorado no mês passado e mereceu até mesmo um cavalo-mecânico 460 R Super 6×2 comemorativo.

A operação começou com a capacidade de produção anual de 162 unidades e 500 funcionários e chega aos dias atuais podendo fabricar, para os mercados interno e de exportação, até 30 mil veículos por ano e mais de 5,5 mil funcionários.


 

Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!