Empresa

Frasle investe R$ 2,1 bilhões no maior negócio da sua história

Multinacional brasileira adquiriu operações de aftermaket da mexicana KUO

A Frasle Mobility, companhia brasileira com sede em Caxias do Sul, RS, acaba de anunciar a aquisição das operações de aftermarket do grupo mexicano KUO. É a maior transação comercial da sua história, envolvendo investimento em torno de R$ 2,1 bilhões, sujeito a ajustes na data do seu fechamento.

A assinatura do acordo foi realizada nesta segunda-feira, 24, na presença de executivos das duas empresas, na Cidade do México, e a conclusão do processo depende da aprovação das autoridades competentes e outras condições precedentes.

LEIA MAIS

Fras-le celebra 70 anos com forte atuação global

A divisão de aftermarket da KUO reúne ativos de manufatura e de distribuição, como fábricas, centros logísticos e escritórios. O  negócio acertado entre as duas empresas abrange o direito sobre as marcas de produtos vinculadas.

Segundo o diretor de Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza, o mercado mexicano tem muitas semelhanças com o modelo de operação que a companhia já mantém consolidada no Brasil.

“A frota circulante do México é a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente da brasileira, com 55 milhões de veículos, entre automóveis e motos”, comenta o executivo. “Com esse movimento, ampliamos ainda mais o portfólio da companhia, criando um powerhouse de reposição local nos moldes do que já temos consolidado no Brasil”.

A transação envolve as operações de fabricação de peças para motores das marcas locais Moresa e TF Victor, líderes na oferta de pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya, e as operações de produção de materiais de fricção da marca Fritec, líder no segmento de pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com plantas na Cidade do México, além de outras marcas.

Também inclui a principal distribuidora de peças de reposição do país, a Dacomsa.

“Estamos adquirindo marcas fortes e reconhecidas. Passamos a atuar como líderes no mercado mexicano de aftermarket, posição que já ocupamos aqui no Brasil e também na Argentina, os três mercados latino-americanos mais relevantes”, complementa o COO (Chief Operating Officer) da companhia, Anderson Pontalti.

O negócio anunciado hoje integra o atual ciclo de expansão e crescimento da Frasle Mobility. Com unidades de produção, comercialização e distribuição no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, a companhia alcança cerca de 125 países nos cinco continentes.

A empresa oferece 21 mil referências de autopeças para o controle de movimentos, como freios, materiais de fricção, suspensão, direção e transmissão para aplicações em veículos leves, pesados, motos, vagões ferroviários e aeronaves.


Foto: Divulgação/Fras-le

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás