Sempre um “calcanhar de Aquiles” dos fabricantes de veículos, em especial das empresas e marcas mais novas, que ainda estão consolidando a imagem de um bom pós-vendas, a rápida disponibilidade de autopeças e componentes para a repocição nas concessionárias é uma das preocupações da GWM.

A marca chinesa está se estruturando não só para atender as dezenas de milhares de veículos importados que já negociou no País em seu primeiro ano de atividade, mas principalmente “preparando terreno” para o início de produção em Iracemápolis, SP, nos próximos meses.

Para isso, a empresa já conta com um robusto estoque de mais de 523 mil peças e componentes dos modelos Haval e Ora 03 abrigados no Centro de Distribuição de Cajamar, na Grande São Paulo, em parceria com o provedor logístico DSV.

O estoque, calcula a GWM, pode suprir as necessidades das revendas por até nove meses. Pelas oficinas das atuais 47 concessionárias da marca já passaram 3,9 mil veículos para atendimento desde o início das operações e mais de 55 mil peças foram negociadas.

Um programa consistente de estocagem de peças é importante especialmente por se tratar, ainda, de itens importados de fornecedores localizados do outro lado do planeta, na China, reconhece a GWM.

Realizado regularmente por navios — que chegam no Porto de Santos —, o trânsito de um componente entre o pedido aqui e sua disposição nas revendas pode demandar até quatro meses.

Importante: a fabricante determinou que o preço das peças e componentes praticados por todas as concessionárias, indiferente do volume de negócios que tenham ou da cidade ou região onde estejam, seja o mesmo. O preço único, diz a GWM, “visa garantir transparência e confiança aos clientes, além de promover a excelência no atendimento pós-venda.

Por contadesse objetivo, promoveu o tabelamento de todas as peças de reposição e controle intenso das notas fiscais de saída das concessionárias, confrontando os valores de venda com os da tabela. As concessionárias que seguirem os valores determinados serão premiadas financeiramente.

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“O cliente da GWM não precisa se preocupar em fazer cotação de peças em diferentes concessionárias da nossa rede para encontrar o melhor preço”, enfatiza Daniel Conte, diretor de Pós-Venda, que assegura que o atual estoque  garante disponibilidade de 96% das peças da linha Haval e 97% da linha ORA, superando a média nacional que varia entre 93% e 95%.

A empresa também destaca que o nível de atendimento de pedidos chegou a 98% em maio, contra a média de 90% a 95% do mercado brasileiro.

Colabora para esse índcie também a localização estratégica do CD, próxima à cidade de São Paulo, ao Porto de Santos e aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.


Foto: Distribuição

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