Indústria

Imposto do pecado: Anfavea diz ser um “equívoco econômico”.

Vice-presidente mostra na Câmara posição contrária da entidade à inclusão dos automóveis na mesma lista de cigarro e bebida

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o Imposto Seletivo, também conhecido como “imposto do pecado”, o vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que a entidade se posiciona veementemente contrária à inclusão dos automóveis na citada lista.

“Essa medida representa não apenas um equívoco econômico, mas também uma ameaça direta aos avanços conquistados em termos de saúde pública, segurança viária e preservação ambiental no Brasil”, argumentou o executivo, que presidiu a Anfavea de 2019 a 2022 e foi o representante da diretoria em defesa do setor automotivo na audiência realizada na segunda-feira, 24.

LEIA MAIS

Anfavea pede exclusão dos automóveis do imposto seletivo

Incluído no âmbito da reforma tributária aprovada no Congresso Nacional em dezembro do ano passado, o Imposto Seletivo é um tributo que incide sobre produtos e serviços que fazem mal à saúde ou ao meio ambiente e tem como objetivo desestimular o seu uso.

O automóvel a combustão entrou na tal lista ao lado de cigarro e bebidas, o que causou total indignação por parte da direção da Anfavea.

Como disse Moraes na audiência, a criação de um novo tributo que pode reduzir o acesso dos consumidores aos veículos novos, retardando a renovação da frota nacional, vai justamente na contramão do princípio do Imposto Seletivo, que é proteger a saúde da população.

“O Imposto Seletivo foi concebido com o objetivo de reduzir o consumo de produtos considerados nocivos à saúde. No entanto, ao aplicá-lo aos automóveis, estaríamos distorcendo seu propósito original e potencialmente exacerbando problemas já existentes”, argumentou o vice-presidente da Anfavea.

Ele explicou que a manutenção de veículos mais antigos nas ruas, menos eficientes e mais poluentes, seria uma consequência direta dessa medida, contrariando os esforços recentes para renovar a frota veicular brasileira: “Um carro do início dos anos 2000 polui 20 vezes mais que um novo”, lembrou.


Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Rodrigo Andrade assumirá Vendas & Marketing do BMW Group Serviços Financeiros

Executivo responderá também pelas áreas de CRM, Produtos e Planejamento Comercial

% dias atrás

Conheça o novo Peugeot 2008 que será vendido no Brasil

Nova geração do SUV compacto já está sendo fabricada na Argentina

% dias atrás

Volvo FH 540 encerra 1º semestre com a liderança isolada

Dentre os dez caminhões mais vendidos no período, sete modelos são da categoria de pesados

% dias atrás

Com 16,4% participação, Volkswagen consolida liderança entre os SUVs

Segunda colocada Jeep vê fatia encolher 5 pontos porcentuais em um ano.

% dias atrás

VW questiona cotas de isenção de taxa de importação de eletrificados

O CEO no Brasil posiciona-se contrário a essas cotas, revelando renúncia fiscal de R$ 2,2…

% dias atrás

Lima Leite confirma estudos para profissionalização da Anfavea

Ideia é ter um gestor profissional no lugar do presidente tradicional, ligado a uma das…

% dias atrás