Estrutura interna preservou o conjunto de bateria
AMarcopolo realizou um crash test traseiro com seu ônibus elétrico Attivi Integral. É a primeira vez que uma avaliação do gênero é realizada no Brasil. Segundo a fabricante, o teste confirmou que “a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo”.
Os ônibus elétricos, lembra a Marcopolo, têm utilização predominantemente urbana e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano há maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da empresa desenvolveu estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.
“Decidimos realizar o crash test traseiro para oferecer elevados padrões de segurança tanto para os passageiros quanto para os operadores. O teste demonstrou a segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias”, comemora Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
O Attivi Integral, movido 100% a bateria, pode carregar 82 passageiros e ter até 13 metros de comprimento. Possui chassi de piso baixo e motor elétrico de 350 kW de potência máxima e torque de 3.300 Nm. As baterias têm capacidade de 396 kWh e autonomia de 250 km a 280 km, a depender das condições de utilização, com tempo de recarga de até 4 horas.
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Foto: Divulgação
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