A interrupção de quase um mês dos licenciamentos e produção de veículos no Rio Grande do Sul em decorrência dos alagamentos impactaram o ranking dos modelos de veículos leves em maio e começam a retornar ao normal em junho. Com recuperação acelerada, os Chevrolet Onix e Onix Plus elevaram participações.
O hatch e o sedã produzido em Gravataí, RS, alcançaram quase 13,8 mil unidades licenciadas, aponta levantamento da Bright Consulting. A grande maioria, 8,8 mil, do hatch, número que o colocou na terceira posição.
Com o resultado, o Onix encerrou o primeiro semestre com 43,5 mil unidades comercializadas, como o terceiro veículo mais vendido do mercado brasileiro.
À frente ficaram o Volkswagen Polo, que somou 9,7 mil emplacamentos em junho e 57,8 mil no semestre, e a picape Fiat Strada, com, respectivamente, 7,6 mil e 56,6 mil licenciamentos.
No primeiro semestre de 2023, os mesmos três modelos ocuparam as primeiras colocações no ranking, mas em posições diferentes.
A Strada ficou na ponta então do período, com 50,5 mil licenciamentos, seguida do Onix (44,1 mil) e do Polo (37,7 mil).
No mês passado, o Hyundai HB20 foi o segundo modelo mais vendido, com 9,4 mil unidades, à frente do Onix e da própria Strada, enquanto outro Fiat, o Argo, apareceu na quinta colocação ao acumular 7,4 mil.
LEIA MAIS
→ Vendas de veículos leves crescem 15,4% e superam 1,07 milhão no semestre
A marca italiana contou com mais um representante entre os 10 modelos mais negociados. O compacto Mobi teve 6 mil licenciamentos, o sétimo maior número de junho, atrás dos 6,5 mil do Onix Plus e pouco coisa a mais do que o Volkswagen T-Cross e do Chevrolet Tracker, ambos na faixa dos 5,9 mil emplacamentos, e do Volkswagen Nivus, com 5,3 mil licenciamento.
* Texto corrigido às 16h16. Diferente do que constou na versão original deste texto, as vendas do Chevrolet Onix somaram 8,8 mil licenciamentos em junho As 13,8 mil unidades apontadas anteriormente, incluíam também o Onix Plus.
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024